Etanol: Demanda fraca e maior oferta pressionam valor do hidratado

Publicado em 16/09/2014 09:59 e atualizado em 27/02/2020 12:06

A demanda continua baixa no correr de setembro no mercado paulista de etanol, já que grande parte das distribuidoras ainda está abastecida. Por outro lado, a oferta no spot aumentou na última semana, principalmente a de hidratado. Além da necessidade de liberar espaço nos tanques, muitos agentes de usinas precisaram "fazer caixa" para arcar com o pagamento de fornecedores de cana. Como resultado, os preços do hidratado caíram. Entre 8 e 12 de setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ (estado de São Paulo) desse combustível teve média de 1,2210/l (sem impostos), recuo de 0,9% na comparação com a semana anterior. Para o anidro, o Indicador permaneceu praticamente estável no período (leve alta de 0,2%), a R$ 1,3541/l (PIS/Cofins zerados).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carolina Guimarães Britto Jacareí - SP

    Eu queria fazer uma pergunta: 1) Qual é o valor energético do etanol e do metanol em quilo, litro e reais?

    eu tentei pesquisar em vários sites mas eu não consegui achar!

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      O poder calorífico do etanol combustível comum (etanol hidratado) é de 5,380 Kilo calorias por litro (Kcal/l). Esse valor corresponde a aproximadamente 70% do poder calorífico da gasolina, calculado em 8,325 Kcal/l. É por isso que, em média, o litro do etanol faz 70% da distância que o litro da gasolina percorre, pois a energia contida em 1 litro da gasolina é 30% maior.

      O maior poder calorífico dos combustíveis líquidos é o do diesel, que gera 9,160 Kilo calorias por litro.

      4