Executivos de empresas líderes no setor confirmam participação no UNICA Fórum

Publicado em 18/11/2016 09:52

São Paulo, 18 de novembro de 2016 – Rubens Ometto Silveira Mello e Luís Roberto Pogetti, presidentes dos Conselhos de Administração das companhias Cosan e Copersucar, respectivamente, além de Pedro Mizutani, vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen e presidente do Conselho Deliberativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, estão confirmados como palestrantes do UNICA Fórum 2016. O encontro, marcado para 28 de novembro, no Teatro Principal do World Trade Center (SP), vai reunir autoridades governamentais, especialistas e empresários para uma reflexão sobre o papel dos produtos e energias obtidas da cana para a “descarbonização” da matriz energética brasileira e mundial, principalmente em relação aos compromissos assumidos no Acordo de Paris visando combater as mudanças climáticas.

Para a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, a presença dos três executivos no Fórum ajuda a ampliar ainda mais a representatividade do evento. “Copersucar e Raízen, esta última uma joint venture criada a partir da união entre Shell e Cosan, representam o que há de mais moderno em termos de produção, distribuição e comercialização de etanol e açúcar no mundo. São nomes essenciais em um debate dessa importância”, afirma.

Na primeira das quatro plenárias do evento, Rubens Ometto e Luís Roberto Pogetti vão analisar o papel das energias renováveis na economia brasileira e global após apresentações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e do chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Samuel Pessôa. Na cerimônia de abertura, Pedro Mizutani dividirá o palco com o presidente da república Michel Temer e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ele também estará presente na cerimônia de encerramento com Elizabeth Farina, presidente da UNICA, e Márcio Felix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. As plenárias serão ancoradas pelo jornalista William Waack, do Jornal da Globo e do programa Painel, da GloboNews.

Currículos

Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Ometto acumula experiências em gestão empresarial. Na década de 1970 trabalhou como executivo corporativo na União de Bancos Brasileiros, diretor financeiro do Grupo Votorantim e primeiro presidente do Conselho da TAM Linhas Aéreas. Em 1986 entrou para os negócios da família e foi decisivo na consolidação da Cosan como a maior fabricante de produtos derivados da cana no Brasil nos anos 2000. A partir daí a empresa realizou novas aquisições e parcerias, ampliando sua rede de produtos e atuação. 

Em 2005, a Cosan abriu capital na Bolsa de Valores e, três anos mais tarde, na Bolsa de Nova York. Em 2008 completou a aquisição da rede de distribuição da Esso no Brasil e criou as companhias Rumo e Radar, especializadas em soluções de logística e imobiliário agrícola, respectivamente. Em 2011 foi estabelecida a parceria com a Shell na criação da Raízen, que no mesmo ano ficou entre as cinco maiores empresas brasileiras em termos de receita. Em 2012, a Cosan adquiriu a Comgás, a maior distribuidora de gás natural do País. 

Além de presidir o Conselho de Administração da Copersucar, Luiz Roberto Pogetti, bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Finanças e Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também comanda o Conselho de Administração da Alvean Sugar e da Eco-Energy Biofuels. Em janeiro de 2011, assumiu a cadeira máxima do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), instituição de excelência tecnológica na indústria canavieira.

Além disso, Pogetti integra o Conselho de Administração da Logum Logística, empresa responsável pelo projeto do “etanolduto”. Em 2015, o executivo substituiu o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, como presidente do Conselho Deliberativo da UNICA, até ser substituído por Pedro Mizutani, eleito em abril deste ano.

Além de presidir o Conselho da UNICA, Pedro Mizutani, graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), também participa dos Conselhos Deliberativos do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP). Com 34 anos dedicados ao setor sucroenergético brasileiro, Mizutani iniciou sua carreira como trainee na usina Costa Pinto, em Piracicaba (SP). Foi supervisor de planejamento, gerente financeiro, superintendente administrativo e diretor da mesma área.

Em 2000 assumiu a vice-presidência do Grupo Cosan e no ano seguinte foi nomeado diretor superintendente. Em 2009 foi alçado a presidente da Cosan Açúcar e Álcool, em paralelo ao cargo de vice-presidência do Grupo. Com a formação da Raízen, exerceu a vice-presidência do departamento de Etanol, Açúcar e Energia. Em novembro de 2015, assumiu a vice-presidência Executiva da diretoria de Relações Externas e Estratégia da empresa.

Nomes confirmados

Em seu ano de estreia, o UNICA Fórum será composto por quatro plenárias e cerimônias de abertura e encerramento. Além dos palestrantes Henrique Meirelles, Samuel Pessôa, Luiz Roberto Pogetti, Rubens Ometto e  Pedro Mizutani, o evento tem as seguintes confirmações: Pedro Parente, presidente da Petrobras; Fernando Bezerra Filho, ministro de Minas e Energia; José Goldemberg, presidente da Fapesp; Justine Leigh-Bell, especialista em créditos de carbono e diretora da Climate Bonds Initiative; Luiz Barroso, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Antonio Megale, presidente da Anfavea; Ricardo Abe, gerente de Engenharia de Produto da Nissan do Brasil; Paolo Corvo, diretor global de Desenvolvimento de Negócios para Bioenergias da multinacional alemã Clariant; e Marcelo Furtado, representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Inscrições

O prazo de inscrições para o UNICA Fórum 2016 termina na próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, ou seja, daqui a 3 dias. Portanto, os interessados em participar têm até esta data para efetuar as inscrições por meio da página oficial do Fórum (https://www.unica.com.br/forum/). O sistema de registros oferece duas opções de pagamento: boleto bancário e cartão de crédito.

Para pagamentos com boleto bancário, alertamos que este deve ser quitado também até 21/11. Caso utilize o serviço de internet banking, pedimos atenção especial ao horário limite para pagamentos on-line do seu banco.

Patrocínio e organização

O seminário, patrocinado pelas empresas FMC, Syngenta, Coca-Cola, Bayer, Clariant, Honda, Amyris e Energisa, será organizado pela multinacional suíça MCI Group, maior realizadora de congressos do mundo, e pela MediaLink, consultoria dirigida pelo ex-diretor de Comunicação da UNICA, Adhemar Altieri.

Apoio

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Nissan, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Associação Brasileira Marketing Rural (ABMR&A), Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab) e Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul (Afeevas).

Parceiros de Mídia

Canal Rural, Argus Media, Jornal Cana, OPIS, Gazeta Mercantil Experience, Portal Notícias Agrícolas e as seguintes Revistas: Carro, Horizonte Geográfico, Opiniões, RPA News, Carro Online, Brasil Energia e PIB.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário