Cana: Condições climáticas devem favorecer colheita nos próximos 15 dias

Publicado em 29/06/2011 16:54 e atualizado em 29/06/2011 17:24

De acordo com as previsões do engenheiro agrônomo e agrometeorologista da Somar Meteorologia Marco Antonio dos Santos, a colheita de cana deve ser beneficiada nos próximos 15 dias com as atuais condições climáticas. As baixas temperaturas em períodos mais secos contribuem para a concentração de açúcar na planta e devem elevar a produtividade e rendimento nas usinas.

Até o momento, não há indicativos de formação de geada para as próximas duas semanas em nenhuma região produtora do Brasil e não há previsões de chuva para o centro e o norte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Já as áreas de cana do Paraná, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter a colheita suspensa por causa de chuvas previstas para esta semana, que podem favorecer as novas áreas de cana plantadas entre os meses de março e maio.

Áreas de cana do Paraná, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter a colheita suspensa por causa de chuvas previstas para esta semana. "(A chuva) irá favorecer as novas áreas de cana plantadas entre os meses de março e maio; mas a estiagem nas demais regiões pode comprometer esses novos canaviais", informou em nota.

De acordo com a Somar, as regiões de cultivo da cana em São Paulo, Minas Gerais e Paraná não foram atingidas pelas geadas. Não houve, portanto, quebra nos potenciais produtivos das lavouras.

De acordo com o diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), Marcos Landell, o maior problema das geadas são para os canaviais recém plantados, cujas folhas podem ser
queimadas.

Para o agrônomo e consultor Luiz Carlos Corrêa Carvalho, a qualidade da cana está tão ruim nesta safra que uma geada prejudicaria pouco a que ainda não foi colhida. O consultor prefere acreditar que a ameaça climática ainda não está afastada diante da previsão de um inverno rigoroso no Centro-Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário