USDA: Embarques de soja dos EUA ganham ritmo e superam expectativas

Publicado em 25/07/2016 13:06

Os números dos embarques semanais norte-americanos de soja finalmente subiram e vieram acima das expectativas do mercado no boletim desta segunda-feira (25) divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

O volume veio em 700,715 mil toneladas, contra 400,240 mil da semana anterior e superando o intervalo das expectativas, que variava de 330 mil a 540 mil toneladas. Dessa forma, o total acumulado em todo o ano comercial 2015/16 sobe para 45.946,858 milhões de toneladas, ainda abaixo do total da temporada anterior, de 48.685,308 milhões. 

Segundo explica a analista de mercado Andrea Cordeiro, da Labhoro Corretora, o compromisso norte-americano de embarque de soja ainda é bastante alto e faltam apenas seis semanas para que a oleginosa vendida e contabilizada - mais de 50 milhões de toneladas no total - seja embarcada na temporada atual. 

"Inclusive a Labhoro vem defendendo há semanas a intensificação desses  embarques no Golfo (principal canal de exportação da soja norte-americana), e destacando que haverá rolagem de compromissos que nao serão embarcados em tempo hábil. O efeito desse delay nos embarques,  possivelmente, é que em algum momento, lá na frente, poderão ser absorvidos como estoques de safra velha", explica Andrea. "Com a evolução dos embarques na América do Sul, os baixos estoques no Brasil, os problemas de qualidade na Argentina e a melhora da competitividade da soja norte-americana, a logística voltou-se aos portos do Golfo", completa. 

O impacto dessas informações, porém, é limitado devido às novas previsões de clima favorável para o Meio-Oeste americano. Os mapas climáticos seguem indicando boas condições para o desenvolvimento da safra 2016/17 e pesam severamente sobre os futuros da oleaginosa negociados na Bolsa de Chicago. Leia mais:

>> Soja volta a cair na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com mais chuvas previstas para o Corn Belt

Milho e Trigo

Os embarques semanais de milho, por sua vez, ficaram dentro do esperado pelos traders - de 1,09 milhão a 1,4 milhão de toneladas - e totalizaram 1.306,373 milhão de toneladas. O volume, porém, é ligeiramente menor do que o registrado há uma semana, quando foram embarcadas 1.327,509 milhão de toneladas. No acumulado do ano comercial, portanto, os embarques americanos sobem para 39.052,747 milhões de toneladas, já se aproximando das 40.194,495 milhões de toneladas dessa época, na temporada 2014/15. 

Os EUA embarcaram ainda 549,894 mil toneladas de trigo na semana encerrada em 21 de julho, mais do que na semana anterior, quando os embarques somavam 446,671 mil toneladas. As expectativas do mercado para o grão variavam entre 380 mil e 600 mil toneladas. No acumulado do ano comercial, os embarques de trigo totalizam 3.654,149 milhões de toneladas, acima das 2.829,502 milhões da anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Ate o fim o mês as exportações estarão em 43 milhões de ton. Pra confirmar as espectativas da Abiove faltariam ainda 10. Onde estariam estas 10? Já que faz um bom tempo que exportador não consegue fechar negócios com os que ainda possuem soja.

    1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Boa pergunta Vilson, onde? Você poderia nos informar de onde tirou o dado das 43 milhões de toneladas exportadas até agora?

      8