Cadê a Ministra?

Publicado em 27/08/2015 11:15
Cadê a Ministra?

Após a declaração da ministra Kátia Abreu, afirmando que a contração dos financiamentos agrícolas cresceu 30% em julho, o Banco Central divulgou na quarta-feira (26) que os empréstimos rurais caíram 17% no primeiro semestre de 2015 (R$ 54,5 bi), em comparação ao mesmo período do ano passado (R$ 63,5 bi).

Além disso, o BC comunicou que as taxas de juros dos empréstimos destinados às pessoas físicas do setor subiram 37,3% em julho, ante o mês anterior. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 44,6%.

Diante desse cenário, o jornalista João Batista Olivi questiona qual o papel da ministra, já que a senadora mesmo antes de ser nomeada, era considerada por alguns um bom nome para assumir a pasta. No entanto, "ela deveria estar falando a linguagem do produtor, reivindicando e mostrando os fatos, não precisa querer enganar o povo", declara Olivi.

Ao contrário disso, Kátia Abreu declarou na terça-feira (25), após reunião com produtores agrícolas e representantes dos bancos privados e públicos para discutir o financiamento da safra, que "nada mais justo do que ouvir o choro. Ninguém chora sem motivo", ignorando todas as reivindicações apresentadas pelos produtores.

Por fim, João Batista ressaltou que ainda aguarda um posicionamento da ministra sobre as invasões de índios e do MST (Movimento do Trabalhador Rural Sem Terra) em diversas propriedades privados de todo o país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • carlo meloni sao paulo - SP

    EU NAO CONCORDO COM A FALA DE JOAO BATISTA E DOS RESPECTIVOS COMENTARISTAS.... DONA KATIA PODE TER RECEBIDO INFORMAÇAO ERRADA DOS SECRETARIOS OU TALVEZ NAO HAJA COINCIDENCIA NAS DATAS , OU TAMBEM PODE SER QUE UM SE REFERE AO NUMERO DE OPERAÇOES E O OUTRO A VALORES FINANCEIROS ... MAS DIZER QUE ELA FEZ ISSO DE MA FE' MOSTRA A INTENÇAO DE EXTRAPOLAR PARA A MALDADE --- ESTOU NA AGRICULTURA HA CINQUENTA ANOS E SEI MUITO BEM O QUE ERA PLANTAR GRAOS NAS DECADAS PASSADAS E HOJE -----AO LONGO DESSE PERIODO AS COLHEITAS CRESCERAM COMO COGUMELOS, OS AGRICULTORES GANHARAM RIOS DE DINHEIRO A AREA EXPANDIU E AS DIVIDAS DO PERIODO COLLOR PERDOADAS ----- E' EVIDENTE QUE O AGRICULTOR GANHOU DINHEIRO, SO' QUE O DINHEIRO QUE ELE GANHA VAI EM TERRAS MAQUINAS CAMIONETAS E PISCINAS E DEPOIS VAI RECLAMAR FINANCIAMENTO DE CUSTEIO COM O GOVERNO-----

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Meloni, repeito sua opinião, mas discordo em gênero, número e grau. Não vou falar do Collor, pois ele já demonstrou a que veio na história recente da política brasileira. Vou citar algumas ações de seu governo. A extinção do IBC, SUDHEVEA e IAA, os produtores, das matérias primas dos dois primeiros setores, foram jogados aos lobos e, o terceiro Instituto do Açúcar e do Álcool por uma extrema coincidência, o estado de Alagoas possui muitos engenhos de cana-de açúcar; este setor foi "protegido" por normas governamentais. Na época os agricultores brasileiros não plantavam lavouras (milho, soja, algodão), plantavam VBC (Valor Básico de Custeio), pois os custos que o governo calculava para os financiamentos das lavouras privilegiava uma ou outra cultura de acordo com os interesses governamentais. Lembro-me que os agricultores ficavam na frente das agências do Banco do Brasil e, alguns agricultores entravam na agência para obter os VBC de cada cultura, voltando com os números na mão para mostrar aos seus companheiros que os estavam esperando do lado de fora, ali se ouvia todos os tipos de comentários e, a maioria definia que ia plantar a cultura que financiava o MAIOR VBC! Quanto ao perdão das dividas, bem aí é uma questão de se fazer conta! O governo Color foi campeão num quesito: FOI O QUE APRESENTOU A MAIOR REDUÇÃO DO PIB...A DILMA ESTÁ PARA QUEBRAR ESSE RECORDE!!!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Paulo eximio colega, nao tive a menor ideia de defender Collor, Deus me livre,

      o meu comentario, mais focalizou um possivel erro de dona Katia, que foi transformado em atitude de ma' fe'.--Joao Batista e' pessoa de destaque nacional, nao tinha o direito de enveredar pela situaçao de ma' fe'.---Olha ! hoje

      li que o moinho pacifico foi vendido a Bunge exultei de alegria apesar que o seu dono rachou de tanto ganhar dinheiro, e se ele ganhou muito dinheiro fica nitido que o problema trigo do agricultor brasileiro, passa por ele.---Este cara apoiou e financiou o PT-----FDP ele e os donos da Cutrale que empobreceram

      os agricutores de trigo e laranja subornando funcionarios publicos.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Postei uma mensagem sobre a venda do Moinho Pacifico, ainda não foi editada. Quanto ao setor citrícola, ele é igual ao setor sucroalcooleira e da aviação. São setores que demandam um alto valor de capital de giro para manter as operações. No setor sucroalcooleiro as operações de corte-carregamento- transporte (CCT) demanda 30 a 50% do custo da produção. No setor citrícola as operações de colheita demandam quase 50% do custo e, na aviação para se manter uma avião no ar (voando) o custo do combustível e manutenção da aeronave, é lá nas alturas. Ah! "Esses donos" da Cutrale, se não me falha a memória é a Pepsco, mais conhecida como COCA COLA!

      0
    • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

      Sr. MELONI... Não misture alhos com bugalhos, permaneça no foco, defenda (se tiver argumento) sua "ministra" dentro do que foi debatido. O comentário de João Batista Olivi esta aí, reveja, e tente dar explicações ao menos obvias, mesmo que não convictas dentro do assunto em debate... Ou seja, dentro do foco "liberação de crédito agrícola e invasões", tente expor os pontos positivos da sua "ministra", tente nos demonstrar a capacidade da sua "ministra" ... Se por ventura sua justificativa tivesse ao menos fonte de origem, dirianos ao Sr. que Ministra que não tem assessoria competente, competente não é para ocupar o cargo de Ministra.... A Má fé em relação a reunião da liberação de crédito agrícola já se iniciou na manchete do anuncio da reunião divulgada no site do próprio Ministério, a qual deixa claro o sensacionalismo que a sua "minsistra" pretendia fazer em cima da liberação de recursos para FINANCIAMENTO... O Governo sempre anunciam o montante de recursos liberados para obter dividendos políticos, porém nunca apresentam os índices de faturamento dos agentes financeiros em cima dos financiamento agrícola, nunca expões os resultados de desenvolvimento econômico que o setor do agronegócio tem proporcionado ao Brasil... Não seja mesquinho em vim questionar o que o agricultor fez com o "dinheiro" que cada um ganhou com o suor do trabalho para tentar defender "sua ministra"... Quer defender sua "ministra" defenda-a mas use de argumentos que tenham ao menos fundamentos, não venha provocar um dos comunicadores como é o JOÃO BATISTA OLIVI, que tem em muito defendido os interesses do AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, até porque o jornalista deixa claro a sua posição e dentro da lei dos meios de comunicação tem convidado a MINISTRA KATIA ABREU para se pronunciar em relação aos questionamentos por ele realizado... Defenda sua "ministra", mas não seja mesquinho, até porque todo dinheiro emprestado ao produtor sempre é devolvido aos agentes financeiros com juros e correções estabelecidas... OK. "e vamos em frente"... O convite para a Ministra foi feito pelo jornalista, mas Cadê a Ministra?

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      A escolha para desempenhar o cargo de ministro deve ser pela escala da MERITOCRACIA, mas a "RÉGUA PETISTA" tem lá os seus desvios e, escolhem essa senhora para ser ministra de um setor que é extremamente importante para a economia do País. Fazer o quê! É mais um fardo que o setor carrega!! Não vou citar muitos nomes de ex-ministro, mas esse não posso deixar de citá-lo: Alysson Paulinelli, MINISTRO DA AGRICULTURA do governo Geisel, dentre outras açõe, foi responsável pela criação de nossa EMBRAPA !!!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Valdir ficou irritadinho ? Caiu a carapuça? voce esta' mal acostumado, e acha o financiamento uma obrigaçao---Voce tem que fazer funcionar o teu negocio com o TEU DINHEIRO>Voce mendiga dinheiro e ainda e' PETULANTE.---USA O TEU DINHEIRO VIU!---E nao o dinheiro do governo que e' sugado dos trabalhadores.--

      0
    • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

      Caro MELONI... Irritado sim, mas pela sua mesquinharia... Meu comentário foi sim em defesa do amigo João Batista Olivi, o defendi em relação aos fatos, sem alhos nem bugalhos. Da administração do meu empreendimento cuido eu amigo, mesmo assim digo ao Sr que nunca mendiguei nada, ao contrário, dificilmente financiamos nossa lavoura, e quando financiamos financiamos sem qualquer seguritização, dados os altos custos de operacionalização do crédito e do seguro rural. Quando necessário, financiamos o minimo necessário, com orgulho de estar sempre com crédito disponível junto aos agentes financeiros, crédito o suficiente pra temos oferta na liberação de financiamento, no entanto a decisão de captar ou não recursos cabe a mim, o que eu e TODOS OS PRODUTORES RURAIS BRASILEIROS fazem com o "dinheiro" que ganhamos com o que produzimos cabe a cada um de nós, e NÃO SERVE para que o amigo use para justificar a incompetência de determinados governos, muito menos para defender a sua "ministra".

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Carlo Meloni, se você conhecesse as produtividades do Valdir, não estaria falando besteira. Você é quem precisa se acalmar, ofensa não é argumento, e tampouco Kátia Abreu se tornará uma boa ministra só por que você diz que ela é, parece coisa de criança. Faça um favor a você mesmo e aos leitores do site, atenha-se aos assuntos discutidos. Conforme-se, a era de politicos falarem besteira, mentiras e de falsificar dados acabou. Kátia Abreu é uma mulher pública e vai ser questionada, queira você ou não.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      ALÉM DE SER UMA MULHER PÚBLICA, ELA FOI NOMEADA ministra POR PURA MERITOCRACIA !!!

      0
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    Perfeito João Batista..., por exemplo, é facil manipular porcentagem nesse caso... se em julho do ano passado (hipoteticamente) foram feitos um financiamento e esse ano dois, o crescimento é de 100%.

    0
  • Ricardo Maggi são paulo - SP

    Parabéns João Batista! concordo em gênero, numero e grau!

    0