Rotação de cobertura diminui enxurradas nas lavouras

Publicado em 15/01/2016 13:08
A alternância de capins melhora a infiltração, diz pesquisador de solos

A rotatividade de culturas para a cobertura de solo melhora a capacidade de infiltração da terra, diminuindo a chance de enxurradas nas lavouras. Com o excesso de chuvas, as regiões produtoras do sul do país sofreram com o escorrimento superficial que levou boa parte dos nutrientes do solo e, reduziu a produtividade das plantas.

A falta de cobertura permite que a radiação solar incida diretamente sobre a terra, aumentando a temperatura e causando perda de capacidade produtiva. Segundo o Pesquisador do IAC (Instituto Agronômico), Dr. Afonso Peche, o solo - principalmente nas regiões tropicais - precisam estar cobertos durante todo o ano, ou com revestimento verde ou morto.

Além disso, "a rotação de cobertura vai permitir muitos avanços na produtividade do solo, ou seja, vai aumentar consideravelmente a biodiversidade, conseqüentemente melhora a atividade biológica que promove a porosidade natural, entrada e armazenamento da água, além de produzir fungos que são agentes cimentantes", explica o pesquisador.

Entre as opções de rotação nas culturas de verão estão a crotalaria, mucuna e o guandu; já para outono é possível utilizar o milheto, também a crotalaria e o estilosantes; no inverno a orientação é rotacional com aveia e braquiarias.

Essas medidas garantem maior rentabilidade, pois "a propriedade deixa de passar por períodos críticos e progressivamente não teremos necessidade de ter aumentos significativos de produtividade, ou seja, passaremos a aumentar a produtividade sem fazer um investimento exagerado", ressalta o pesquisado.

Assista também : 

Agricultores, quebrem a velocidade das enxurradas com terraços mais largos (4ª reportagem)

Lixiviação deve ser evitada com o rebaixamento da caixa d'água do solo (3ª reportagem)

Rios barrentos mostram falhas na cobertura de solo  (2ª reportagem)

Os solos estão "entupidos", perdendo infiltração. Causa das enchentes, inundações e lixiviação...​ (1ª reportagem)

Veja a seguir uma notícia desta sexta-feira (15), no site argentino Infocampo:

Governador de Córdoba "responsabiliza" soja pela inundações locais

O governador da província argentina  de Córdoba, Juan Schiaretti, afirmou, nesta sexta-feira (15), que irá ser declarado estado de emergência e desastre nas zonas da cidade que sofrem com as inundações, localizadas principalmente ao Sul.

Schiaretti disse ainda que os levantamentos necessários já estão sendo feitos, com uma mudança em relação aos anteriores. Agora, o estudo será feito na região hidrográfica. "Esta modalidade permite avaliar exatamente os campos que foram afetados. Antes, as avaliações eram feitas por estados e os resultados nem sempre compreendiam corretamente as áreas afetadas", disse. 

Responsabilidade da Soja

Para o governador, as inundações são reflexo de um "problema estrutural" gerado pela soja, que é uma cultura que absorve menos água do que o volume que chega das chuvas, ocasionando uma subida das águas subterrâneas e, consequentemente, a inundação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    O maior El Niño do século gera discussões sobre como absorver tamanha quantidade de água. Eu, como agricultor, não vejo nenhuma das soluções até hoje concebidas que resolvessem a questão neste ano na região Sul. Prefiro achar que foi desastre mesmo...

    1
    • FRANCISCO SIMONI Andirá - PR

      O problema foi muito sério aqui na região sul. Rodaram muitas pontes, desde pequenas a grandes. Não seria possível segurar esse enxurrada em muitas áreas.

      1
    • Rodrigo Mazur Imbituva - PR

      a agua em excesso não é possivel segurar ,mas o solo sim ...

      0
  • Lidugério da Rosa Gonçalves Casca - RS

    Que belo trabalho que apresentastes, João Batista!!!. Juntamente com o Dr. Afonso Peche, foi uma entrevista altamente esclarecedora e, com certeza, vai instigar os produtores a reverem as praticas de conservação do solo. Parabens.

    1
    • Renato Luiz Hannisch Santa Maria - RS

      Pra ser bem sincero, todo agricultor já sabe que precisa cuidar bem de sua terra/lavoura. Mas, sempre é bom ser lembrado disso.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      essa foi demais precisamos enviar miniatura de subsolador para os dois

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Alias ja' existe semeadeira com subsolador e rolete tudo junto que resolve ate'

      inclinaçao de 10%, acima disso precisa acrescentar terraços.

      1