Este é o lavrado, uma imensidão de terras em Roraima, à espera da soja

Publicado em 01/09/2016 10:00
4 milhões de hectares de cerrado que estão sendo legalizados para a expansão da soja

Com grandes áreas para expansão, Roraima se torna uma boa oportunidade para produtores que querem avançar no agronegócio. Em anos passados o estado sofria com problemas de regularização de terra, mas, recentemente o governo liberou a legalização de mais de 4 milhões de hectares de cerrado.

Para a governadora do estado de Roraima, Suely Campos, a regularização poderá aumentar em até 50% a área destinada para a soja no estado, contou em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Localizado em uma posição estratégica, de fácil acesso ao escoamento da produção, a região também permite redução de custos. Conforme ressalta o analista de mercado, Vlamir Brandalizze, até 2020 o mundo precisará aumentar sua produção em 3 bilhões de toneladas de alimentos, e Roraima tem se mostrado uma boa oportunidade para quem deseja investir.

"Estou vendo aqui o que foi o Estados Unidos anos atrás, mas o diferencial é que estamos no século XXI onde as tecnologias tornam mais fácil a exploração", destaca Brandalizze.

E apesar da produção ainda tímida [em relação as demais regiões do país] o analista diz acreditar que nos próximos 5 anos o estado possa saltar para uma área de soja de 500 mil hectares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

8 comentários

  • RUBENS boa vista - RR

    E onde esta sendo produzido o segundo melhor algodão do mundo? adivinha???!

    RORAIMA!!!!. e pra quem diz que o produto não tem saida, só temos três Porto, o de Manaus, o de Georgetown Guiana e Venezuela..., então pra quem taí no sul, e pensa que o mundo só é o sul do Brasil, digo que está muito enganado! são pessoas que não tem visão de Futuro. AHHH.... TEM OUTRA COISA, OURO E DIAMANTE, UMAS DAS MAIORES RESERVAS MINERAIS DO BRASIL, E O NIÓBIO, A MAIOR RESERVA DO MUNDO......então esse é meu recado para os críticos

    13
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Me diga quem são os vizinhos e te direi quem es!

      6
    • Marcelo Ortolan Palotina - PR

      Não é "vizinhos" e sim "amigos"...

      1
  • paulo e. Santo Ângelo - RS

    Gostaria de respostas às seguintes perguntas: Regularização fundiária em Roraima ? Compra-se do Estado ou de terceiros ? Valor do hectare ?

    3
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Também já estive por lá. Visitei a cooperativa falida. O calcáreo vem do Pará. Uma semana de balsa e mais 900 km de carreta de Manaus. Documentos como conhecemos , escritura, matrícula, registrado em cartório, não tinha. Tem posse .

      O solo é muito argiloso. Muito mesmo. Acredito que tem que subsolar regularmente. Visitei um escritório do Ibama, pra perguntar se poderia plantar soja por lá. O funcionário me disse que aquelas terras planas e quase sem árvores, com uma grama rasteira, é um tipo de bioma único no Brasil, e que aquele órgão não aprovaria exploração agrícola. Talvez hoje seja diferente. estou falando de 8 anos atrás. Roraima seria um excelente local se a Venezuela fosse um país estável. Lá tem calcáreo, os insumos poderiam vir por lá, e o mais importante, seria um grande comprador dos produtos produzidos. Vale a pena gastar a passagem para conhecer. Só digo pra tomar cuidado com os documentos da terra. Sugiro visitar o instituto de tarras de lá, e mostrar os documentos da área. Eles podem dizer se é bom ou não. Tenha um bom advogado para checar estes documentos, que seja de sua total confiança. Tenho certeza que é de interesse do governo do estado que agricultores plantem as terras. O desenvolvimento é garantido.

      0
    • paulo e. Santo Ângelo - RS

      Obrigado pelas considerações .

      1
    • FABIANO DALL ASTA Canarana - MT

      BOA TARDE , MARCO. O senhor tem propriedade no AP / Caso tiver., comente sobre a safra de lá. Como foram as produtividades e como esta á respeito da soja louca que existe lá . ABRAÇOS.

      0
  • GEORGE TREMEA Nonoai - RS

    Estive em Roraima, e fiquei com muito interesse nessas áreas, com certeza vai crescer muito rápido!

    1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-brasil-real-e-o-da-narrativa,10000074056

      0
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

    Acredito q deva ter varias oportunidades em Roraima e vontade de expandir todo mundo tem.O problema é coragem pra encara uma mudança tao grande,principalmente quando tem familia,mulher,filhos.Pra começo de conversa é uma região q c chega somente de barco ou avião e aqui no sul nao estamos acostumado com essa bagunça de documentos(títulos,posse,etc..).Acredito q seja bem mais fácil pro pessoal do centro-oeste uma mudança para uma região dessas.

    11
    • FABIANO DALL ASTA Canarana - MT

      Com certeza os produtores que estao indo pra Roraima estao acreditando na regularizaçao fundiaria. E os produtores que chegam em RR sao aqueles com perfil diferente.

      1
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      Quem for para Roraima vai ter que passar em Rondonia, estado em que a soja esta em franca expansao, já possui um porto preparado para exportar, sistema de armazenagem em construção, presença das multinacionais Cargill,Amaggi , alem da acentuada presença de sulistas e oriundos do sudeste brasileiro, ja afeitos a produção agropecuaria.

      2
    • Ovid Duncan Fortaleza - CE

      Soja Roraima No GMO abre UE,lay out projeto venda porta porta 30dd determinou sucesso CARGIL e BUNGE ctc Gil 34 658 663 594 [email protected]

      1
  • Luiz de Santana Junior Aracaju - SE

    Parabéns à Governadora Suely Campos, vê-se que a Sua Excelência tem atitude, vontade de trabalhar, entendimento e sabedoria. Vivemos um momento não muito bom economicamente, mas vontade de acertar ( e vai acertar) é um ótimo começo.

    1
  • Eraldo Jose Dutra Gil Santo Antônio da Patrulha - RS

    Última fronteira agrícola...

    1
  • Jacir Calminatti Dois Vizinhos - PR

    Como serão negociados esses espaços (lavouras) em Roraima ? Serão vendidos pelo estado ou já está em mãos de terceiros?

    Qual seria o valor do hectare hoje ?

    Abraços

    3