"Resolução do CAR consta que seria mantido o sigilo dos dados", lembra presidente da Faep

Publicado em 02/12/2016 11:16
Confira a entrevista de Ágide Meneguette - Presidente do Sistema FAEP
Dados das propriedades rurais expostos dão espaço para qualquer pessoa no Brasil ou no mundo tomar conhecimento de informações que podem estimular atos de violência, concorrência desleal, entre outras complicações. Divulgação quebra a confiança do produtor com o sistema do cadastro e o Ministério do Meio Ambiente.

Na cidade de São José dos Pinhais (PR), onde ocorre o evento anual da Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná (FAEP), os produtores e presidentes de cooperativas estão preocupados com a decisão do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, de divulgar na internet os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), considerada uma atitude "criminosa contra a produção", pois coloca à disposição dos dados privados dos produtores rurais.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP, lembra que, com essa atitude, o ministro desrespeita também a legislação que criou o CAR. Neste momento, eles solicitam para que a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) faça uma análise para decidir se devem tomar uma medida judicial ou divulgar uma nota de repúdio em relação ao ato. De acordo com Meneguette, a resolução do CAR garantia o sigilo de dados.

Ele conta também que os produtores do estado do Paraná correram para se adequar ao novo CAR, com intenção de cumprir corretamente o Código Florestal. Agora, se sentem traídos pela própria autodeclaração. "A partir do momento em que nossos dados de cadastro são públicos, podemos ter todos os tipos de dificuldades", diz.

O ministro Sarney ainda fez uma solicitação para a Advocacia Geral da União (AGU) para divulgar também o nome dos produtores, o nome da propriedade e o CPF.

A CNA convocou os presidentes das federações para debaterem a questão na próxima segunda-feira (5) em Brasília. Por outro lado, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também pressiona o presidente Michel Temer a demitir o ministro.

Meneguette deixa uma mensagem aos produtores: "Tem que pressionar os nossos políticos e pressionar o Governo Federal, porque nós temos de ser um país sério".

 

Veja ainda:

>> Aprosoja Brasil considera irresponsável a autorização do MMA para disponibilizar as informações do CAR. Setor vai à Justiça

>> Sarney Filho abre a mala de olho no bolso do produtor e promove o desmatamento das florestas federais, por Valdir Fries

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

7 comentários

  • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

    Ué, cade a bancada Ruralista! Não iam tirar o Sarney ? Cade o Caiado, Ana Amélia e Katia, esses que não valem nada!!!.... Arrogantes, tem que ser banidos com os votos !

    15
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Toninho ao inves de escrever coisas sem importância e' melhor você informar quanto custa a sua muda de mogno africano posta em Jaboticabal.

      1
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Carlo, aqui não tem espaço para propaganda, tando no meu site ou facebook tem o meu e-mail para todos perguntar o preço de mudas ! Também não tem coisa boa importante, Marina ganha e Aécio afunda, e se Lula apoiar, ela leva no primeiro turno. Eu já alertei isso. Moro e Mendes são os culpados por Lula subir, e depois dessa divulgação, na próxima deve disparar, Moro e a elite vão a loucura ! Generais devem tomar o poder ! É sim muito importante não eleger mais esses 3 !

      1
  • SALETE MACEDA ZANETTE São Miguel do Iguaçu - PR

    Impressionante! Não falta mais nada. Divulgar dados de propriedades privadas, é a curva da emboscada.

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sarney Filho cometeu um ato criminoso , pois uma vez divulgados NAO HA" RETORNO---

      1
  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    Vamos usar a cabeça. Que a CNA peça o cancelamento do CAR por violar o sigilo. Voltaria tudo à estaca zero. E vamos jogar o código florestal pro século 22. Se a CNA não fizer, os agricultores vão pedir ao Supremo Tribunal Federal e ganhar liminares.

    1
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Como vc é inocente !

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    A classe produtora rural é desprezada pelos socialistas pelos valores que preserva e contêm, os produtores rurais são a antítese viva do socialismo. Autonomia, crescimento e independência, são palavras que os torturam tanto quanto quando o diabo ouve falar o nome da Santíssima Virgem. Controlados por politicos cooptados, ou melhor, comprados com dinheiro e poder a classe vê todo o poder que tem ser diluido por propaganda falsa e ideologia esquerdista que é o mesmo que dizer mentirosa. Estamos chegando lá, e peço ajuda aos que puderem e quiserem, no trabalho de alertar a militância conservadora de outras áreas, principalmente a intelectual, para a força conservadora imobilizada por falsos lideres. Sim amigos a força do produtor rural foi neutralizada através de politicas que obrigam os produtores a sempre mendigar ao governo. O resultado disso já sabemos, os que estão dentro do poder se beneficiam financeiramente do próprio poder enquanto o restante sofre as agruras do dia a dia. Aos que estiverem dispostos a ajudar, alerto para a sensação que sentirão de estar sozinho em um deserto, é preciso fé Naquele que nos mantêm em pé.

    0
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Rodrigo, vc vesta gastando tempo para escrever bonitinho, esse seu bla bla bla não resolve nada, elegeram esses falsos moralistas, tem que ter visão e não votar maria vai com outras ! Todos esses que se elegeram são truculentos, não cava nada, cade a força do Caiado, agora da para ver que Caiado, Ana e Katia são uns me-das !

      0
  • Euclides Sordi Maringá - PR

    Este ministro hipócrita tem que ser demitido imedialtamente.

    0
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      A PF e a RF tem que fazer uma devassa para ver a fortunas do Sarney e sua família !

      0
  • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

    Cade o Senador Ronaldo Caiado ? Ele fica só no bla bla bla... e não vê nada, cade a Ana Amélia, cade a Kátia Abreu, esses papa moscas, esses são as desgraças que representa o Produtor

    6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Não fique preocupado Antonio Carlos, é o socialismo que deve ser varrido para o lixo. Por enquanto só estamos prendendo ladrões vulgares, bem logo arrancaremos os bandidos das universidades também para que finalmente os estudantes aprendam alguma coisa além de ideologia barata, vomitada por professores despreparados.

      1
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      O Senador Ronaldo Caiado é igual o Senador Promotor de Goias, dava uma de bravo, só ficava no bla bla.... ,tinha até celular legalizado nos Estados Unidos achando que o serviço de inteligencia era incompetente, distribuiu celulares para os amiguinhos deles. A Globo e a veja escondeu esses amiguinhos dele, até hoje não sabemos quantos celulares distribuídos para os caras provavelmente do DEM. Essas raposas velhas aparecem na TV sempre bravos, falsos moralistas, depois que estão no senado viram frangas !

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Será que não foi um celular para Jaboticabal ???

      1
  • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

    Estão mais vulneráveis aqueles que colocaram dados georefenciados no CAR..., não bastasse a vulnearabilidade do Artigo Primeiro Paragrafo Único, o qual deveria urgentemente ser revisto antes de fazer o PRA.

    0