Preços da carne bovina registram melhora na semana, mas alta não chega à arroba

Publicado em 01/12/2016 12:17
Confira a entrevista de Caio Toledo Godoy - FCStone
Para o início de 2017 a expectativa é de queda nos preços da arroba com elevação de oferta e demanda por carnes ainda fraca. Porém, analista fala de margens positivas para pecuaristas

Os preços da carne bovina no atacado registraram ligeira melhora nesta semana, no entanto, essas altas não foram refletidas no preço da arroba até o momento.

Para o analista da FCStone, Caio Toledo Godoy, o "esboço de reação da carne é em função dos estoques exutos e, não por melhora na demanda", diz. Além disso, o especialista considera que a principio as altas não devem mesmo ter reflexo nos preços da arroba.

"É uma estratégia dos frigoríficos reduzir os abates para conseguir margens. Outro ponto importante nesse cenário, é o fato das indústrias estarem bem escaladas", explica.

Segundo ele, frigoríficos maiores estão com escalas preenchidas de aproximadamente 15 dias. Enquanto pequenos, tem programação atendida superior a uma semana. Portanto, neste momento a necessidade de compra boiadas está pequena, e tem limitado os preços da matéria prima em boa parte do país.

O analista também destaca a possibilidade da oferta que sazonalmente é destinada as indústrias de grande porte, ser voltada aos frigoríficos de médio e pequeno, já que as escalas alongadas dos grandes reduz a necessidade de compra e faz sobrar oferta disponível há ser negociada com pequenos. Assim, essa conjuntura pode refletir "na redução de preço no balcão" nos próximos dias, caso a demanda não apresente reação, alerta Godoy.

"Considerando todos esses fatores, acredito que teremos mais possibilidade de um final de ano baixista do que com viés de alta", afirma o analista.

2017

Para o próximo ano, ou pelo menos no primeiro trimestre dele, é esperado aumento na oferta de animais, e uma demanda ainda patinando.

Após o novo resultado negativo do PIB brasileiro, economistas preveem que a recessão econômica permanecerá em 2017. Os primeiros dados disponíveis mostram que a atividade estava em queda em outubro, sinalizando um quarto trimestre pior que o projetado.

Dessa forma, a retomada da demanda por carne bovina só deve demonstrar alguma melhora no segundo semestre do próximo ano, acredita Godoy.

Para ele, a arroba bovina no primeiro semestre de 2017 deve variar próximo de R$ 145, porém, "cabe destacar que preço para baixo não significa margens negativas".

O indicativo de que o mercado de grãos também estará mais frio no ano que vem, assim como os preços das reposições, pode dar margens melhores aos pecuaristas, mesmo com o recuo dos preços no balcão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário