Mercado da carne segue firme com recomposição de estoques e leves altas para o dianteiro ajudando a sustentar cotação da @ em SP

Publicado em 13/01/2017 11:24
Confira a entrevista de Cesar de Castro Alves - Analista de Mercado da MBAgro
Aumento já esperado de oferta pode pressionar cotações nas próximas semanas, não há expectativa de melhora da demanda no curto prazo

Podcast

Mercado da carne segue firme com recomposição de estoque e leves altas para o dianteiro ajudando a sustentar cotação da arroba em SP

Download
 

Apesar de mercado parado em boa parte das praças de comercialização. A reação nas cotações do dianteiro é um dado positivo ao setor.

Na comparação com a primeira semana de janeiro, o preço do dianteiro apresentou alta de 7%, elevando o equivalente carcaça para 2% nesta semana.

Segundo analista da MBAgro, César de Castro Alves, esse cenário é positivo, visto que indica firmeza frente a outras carnes que estão em queda. No mesmo período o frango resfriado recuou 18%, enquanto que a carcaça suína 15%.

"Não há nenhum movimento de demanda que justifique a alta no dianteiro. Seria mais um ajuste de estoques entre atacado e varejo", explica Alves.

E sem grandes movimentações da demanda, os preços do boi gordo não evoluem com o inicio da oferta de pasto.  "Desde o começo de dezembro a cotação em São Paulo varia entre R$ 149 a R$ 1450/@/", lembra Alves.

Além da dificuldade no escoamento na produção e a entrada de safra, César destaca a participação das fêmeas vazias no abate.

"Soma-se a isso a questão da provável maior oferta neste ano por conta da retenção de fêmeas dos últimos ciclos, mas é natural para essa época do ano esperar um pouco mais de oferta", diz Alves.

Por outro lado, o corte de 0,75% na taxa de juros, trouxe um novo fôlego para retomada do crescimento econômico, e novas expectativas quanto a melhora de consumo no mercado interno.

Mas, "e lógico que enquanto estiver ruim o consumo interno a tendência é colocar essa carne para fora, mesmo com a margem espremida", destaca o analista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário