EPAMIG lança na Expocafé a Aranãs, nova cultivar de café resistente a ferrugem, com grãos graúdos e boa produtividade

Publicado em 02/07/2015 10:07
EPAMIG lança na Expocafé a Aranãs, nova cultivar de café resistente a ferrugem, com grãos graúdos e boa produtividade

Durante a abertura oficial da Expocafé 2015, na quarta-feira (1), foi lançada a cultivar de café Aranãs, desenvolvida pelo programa de melhoramento genético do café da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

Segundo o pesquisador da EPAMIG, César Botelho, a nova cultivar é resistente à ferrugem, possuí alta produtividade, e se destaca com grãos graúdos - porcentagem de peneira de 16 acima - e bebida de qualidade.

"A Aranãs foi registrada no Ministério da Agricultura em novembro do ano passado, e neste ano estamos fazendo um trabalho de divulgação, com lançamento oficial e disponibilizando algumas sementes", explica Botelho.

A nova cultivar é indicada para o Sul de Minas e regiões de morro, por conta da resistência, "mas também para a cafeicultura empresarial de áreas mais planas", declara o pesquisador.

A avaliação das quatro primeiras safras, em área experimental no Vale do Jequitinhonha, apontou produtividade média de 56,48 sacas por hectare, com prova de bebida de 88 pontos na escala BSCA, na última safra.

A utilização da Aranãs resulta também na diminuição de custos, uma vez que a característica de resistência à ferrugem permite que os cafeicultores realizem apenas uma aplicação de defensivo ou até mesmo a utilização somente dos fungicidas protetores. "E tem o apelo ambiental de menos produtos químicos no ambiente, que é sempre desejado", afirma Botelho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário