Pesquisadores da UFLA desenvolvem produto natural a partir de resíduos da cafeicultura, que funciona como vacina contra algumas doenças do cafeeiro

Publicado em 02/07/2015 10:17
Pesquisadores da UFLA desenvolvem produto natural a partir de resíduos da cafeicultura, que funciona como vacina contra algumas doenças do cafeeiro

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolvem um fertilizante orgânico mineral produzido através de resíduos da cafeicultura.

O produto é natural e rico em antioxidantes que "dispara a defesa da planta contra patógenos e até mesmo alguns insetos, como a mosca branca, por exemplo,", explica Mário Resende, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café da UFLA.

Segundo ele, o produto é altamente eficiente no combate à mancha de phoma e bacteriose do café, além de apresentar efeito em outros cultivos como eucalipto, tomate, melão e flores.

"A planta reconhece o produto, e ativa as proteínas de defesa que são basicamente os anticorpos da planta", explica Resende afirmando que o fertilizante esta na fase de transferência de tecnologia com algumas empresas interessadas na comercialização do produto.

A grande vantagem do novo produto é o seu aspecto natural de baixo impacto ambiental, e que pode agregar valor a cadeia produtiva do café, uma vez que ele é produzido a partir de resíduos da torra do café, folhas e cascas dos cafeeiros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário