Avanço de uma nova frente fria traz chuvas para o Brasil Central nos próximos dias

Publicado em 30/05/2016 08:05
Marco Antonio dos Santos e João Batista Olivi falas sobre o clima nesta segunda-feira (30)

O avanço de uma frente fria trouxe chuvas para a região central do país neste final de semana e, as previsões continuam indicando precipitações para a faixa central do Brasil no decorrer dos próximos dias.

De acordo com o agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, as chuvas se estenderão até quarta-feira (01) no Sul, Sudeste e Centro-oeste, quando posteriormente o tempo volta a ficar seco. "Somente no começo da próxima semana (06), um novo sistema de baixa pressão deve provocar mais pancadas sobre o Brasil Central, permitindo a manutenção da umidade do solo e melhora nas condições do milho safrinha", explica.

Essas chuvas previstas para várias regiões do Sul, Sudeste e Centro-oeste apesar de beneficiar as lavouras do milho segunda safra, por outro lado poderão prejudicar o avanço da colheita do café, cana de açúcar e em algumas localidades, até mesmo a safrinha que está sendo colhido antecipadamente.

"Cafeicultores do norte do Paraná e sul de São Paulo já se queixam das chuvas, pois esse excesso de umidade que vem sendo registrado nessa segunda quinzena de maio, já está causando perdas na qualidade dos grãos", ressalta o agrometeorologista em seu boletim diário.

No Rio Grande do Sul, faixa leste do Mato Grosso, metade norte de Goiás e todo o Matopiba e metade sul do Pará, seguirão com tempo aberto e sem previsões para chuvas essa semana. Após a segunda semana de junho as chuvas devem voltar a se concentrar a região sul do país.

Para as temperaturas, Marco Antônio afirma que continuaremos com frio mais intenso, porém "sem possibilidade de formação de geadas", destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário