DA REDAÇÃO: 8ª Fenec começa hoje (14) em Machado (MG)

Publicado em 14/08/2012 14:42 e atualizado em 14/08/2012 18:22
8ª Fenec: Recuperação dos preços do café permitiram investimentos por parte dos produtores da região de Machado/MG em tecnologia. Foco da cafeicultura de montanha é na busca pela colheita mecanizada.
Começa nesta terça-feira (14) a 8ª Feira de Negócios da Coopama (Fenec) em Machado (Minas Gerais). Segundo o Gerente do Departamento Agronômico Coopama, José Pinheiro, a recuperação das cotações do café permitiram investimentos por parte dos produtores da região.

“A principal dificuldade do produtor de montanha é a colheita. E o uso de máquinas portáteis ajuda muito, elas ela consegue substituir em torno de 2, 3 operadores manuais”, afirmou Pinheiro.

A cafeicultura do estado também sofre com a falta de mão de obra, é difícil encontrar funcionários dispostos a colher o café com as mãos. “Na cafeicultura de Machado temos dois tipos de cafeicultura, a tradicional ligada à área de topografia mais montanhosa, e também a cafeicultura 100% mecanizada”, explicou o gerente.

A diferença entre os dois tipos de cafeicultura é a economia, proporcionada aos produtores que possuem lavouras 100% mecanizadas.  Pinheiro sinaliza que uma lavoura 100% mecanizada é mais viável para os produtores, e o custo da colheita é muito importante no custo final de uma saca de café. “E logicamente numa cafeicultura de montanha a colheita fica bem mais cara”, disse.

Além disso, os produtores da região estão investindo em sistemas de irrigação, principalmente de gotejo, onde há uma economia maior de água. “A irrigação é uma necessidade por dois motivos, tecnologicamente ajuda no aumento da produtividade, facilidade de aplicação e aliado a isso os produtores colocam a água no momento certo”, enfatizou Pinheiro.

Ainda de acordo com o gerente, a irrigação traz uma segurança maior para os cafeicultores produzirem café.  “Os produtores estão se profissionalizando e usando café mais usando a tecnologia”, falou.

Coopama – A cooperativa está a 68 anos na região de Machado (Minas Gerais) e ao longo dos anos colaborou para levar tecnologia aos seus cooperados.  “O objetivo da Coopama é ficar cada vez mais presente junto aos produtores, da melhor maneira possível”, finalizou o gerente.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário