DA REDAÇÃO: Soja deve devolver ganhos ao mercado em 2013

Publicado em 17/08/2012 13:58 e atualizado em 17/08/2012 16:53
Grãos: Após altas expressivas em 2012,soja vai devolver ganhos em 2013.Componente especulativo é muito forte nesses movimentos e cenário exige cautela.Altas devem continuar até novembro,mas começam a perder força com entrada da safra sul-americana.
Após as altas expressivas registradas no mercado de Commodities Agrícolas em 2012, a soja irá devolver os ganhos em 2013. Segundo o analista da RC Consultores, Fábio Silveira, ainda não se sabe a magnitude, mas esse movimento irá ocorrer.

“Tivemos uma elevação extraordinária, e o quadro de seca nos EUA exerce pressão altista por um tempo, porém à medida que começarem a surgir notícias sobre a safra sul-americana, esses preços irão cair rapidamente, pois há um componente especulativo muito forte nesses movimentos, o que sugere bastante cautela nesse momento”, explicou Silveira.

E mesmo se houver uma mudança nas condições climáticas, as cotações não devem permanecer elevadas. O analista frisa que o mercado é muito dinâmico, trabalha com o dia a dia, e ao longo dos próximos dois ou três meses poderemos ter mais altas, mas a partir de novembro começam a perder força com entrada da safra sul-americana.

“Com a aproximação da colheita da safra da América do Sul, os preços podem ceder, mas para patamares ainda relativamente elevados em torno de US$ 15 dólares ou US$ 14 dólares por bushel. Por isso esperamos uma redução em 2013”, disse o analista.

No caso do milho o quadro é semelhante, e o cereal também terá o quadro de escassez ao longo dos próximos meses, com isso as cotações vão continuar elevadas, segundo relatou Silveira. Apesar da queda prevista para 2013, o ano ainda será bom em relação aos preços.

Ainda de acordo com o analista, essa queda prevista é baseada, no aumento da oferta da safra sul-americana. “A demanda mundial continuará muito fraca, na Europa e nos EUA, o que pode ocasionar uma baixa em 2013”, afirmou.

Já no mercado de café, as cotações apresentam baixas, devido a um aumento da safra e os próprios movimentos especulativos caíram nos últimos meses, o que contribuiu para derrubar os preços no mercado internacional, conforme falou o operador. “Apesar, da queda momentânea o mercado ainda permitirá uma boa remuneração quando comparado com a média histórica”, finalizou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Jair Fernando Schafer Canarana - MT

    Minha opinião saiu truncada, tento refaze-la.Mas, quero concordar com o leones severo de que as previsões feitas pelo analista, são infundadas, uma vez que, sabemos que a soja pode ceder, no entanto esperamos destes analistas, opiniões e dados para tomar a decisão de venda antecipada,e não temor e panico sem fundamentos.

    0
  • Jair Fernando Schafer Canarana - MT

    A opiniões para que eu possa pautar minhas decisões.

    o ler a opinião abaixo descrita pelo analista Liones Severo, devo concordar com ele, pois dizer que a soja deve cair em 2013 é muito fácil, pois como até os gurí da escola sabem, que tudo que sobe desce, por tanto,e, como todos os produtores de soja estou temeroso de um recuo no preço da soja, e espero de um especialista analista de mercado as ferramentas e

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Os gráficos apresentados não tem nenhuma consistência como ferramenta de análise e tampouco confirma que os preços terão um retrocesso a partir novembro. Se os preços retrocederem pela safra brasileira, então será a partir de março quando começam os embarques de soja brasileira (high season). Mes de novembro não tem uma expressão e nem é referencia na formação de preços for fundamentos ou por ciclos. Também não ficou clara a afirmação que os preços iam cair, quem afirma isto tem que dizer que nível os preços trabalharão, assim como eu faço. obrigado

    0