DA REDAÇÃO: Questão Indígena - Na região de São João do Carú (MA) 1.200 famílias podem ser desabrigadas

Publicado em 05/08/2013 19:19 e atualizado em 05/08/2013 19:55
1066 exibições Imprimir
Cerca de 1.200 famílias de agricultura familiar devem ser removidos de suas terras em Operação Awá, em São João do Caru (MA), para expansão de reserva indigena. Funai, Exército e Ibama serão responsáveis pela desocupação do local, em operação semelhante a que aconteceu na Suiá-Missu (MT).

Na região de São João do Carú (MA), o Ibama e a Funai juntamente com o Exército Nacional, a Polícia Federal e Rodoviária e a Força Nacional estão prontos para tomar uma grande área de terras onde vivem 1.200 famílias para cedê-las a 400 índios.

Essa área engloba os municípios de São João do Carú, Governador Newton Bello, Zé Doca e Centro Novo Com e com a desapropriação mais de 40 mil pessoas serão afetadas indiretamente. O Presidente da Comissão em Defesa dos Proprietários e Agricultores, Arnaldo Lacerda, afirma que falta atenção com os proprietários da região por parte do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já que essa área não foi demarcada como indígena.

Existe na região a denúncia de ação ilegal de madeireiros e, para proteger a mata, a área estaria sendo reivindicada. No entanto, Lacerda diz que essa informação não é verdadeira e que notícias tendenciosas foram veiculadas. As famílias que serão desapropriadas da área vivem da agricultura familiar e não têm para onde ir. Cerca de 600 homens estão preparados para fazer essa retirada.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

3 comentários

QUER DEIXAR SEU COMENTÁRIO?

Se você já é cadastrado faça seu login ou cadastre-se no Notícias Agrícolas para poder deixar comentários.

  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    SE A INFORMAÇÃO LIDA ONTEM NESTA MESMA PAGINA , EM QUE O MINISTRO DA JUSTIÇA , FALA QUE VAI COM TUDO PARA TOMAR AS TERRAS DE AGRICULTORES NO MARANHÃ . EU FICO PENSANDO O QUE PODEMOS FAZER PARA PARAR COM ESTAS ATITUDES ABSURDAS DE PESSOAS QUE ADMINISTRAM ESTE PAÍS . ESTE GOVERNO VAI ACABAR COM O SETOR PRODUTIVO SE NADA FOR FEITO PARA PARAR COM ESTES DESMANDOS E FALTA DE RESPEITO PELA PROPRIEDADE . CNA QUE MEDIDAS ESTÃO SENDO TOMADAS , FAVOR SE PRONUNCIAR .

  • Alysson Mantovan Nova Mutum - MT

    Eu concordo com Luiz Antônio de Carvalho, eu gostaria de saber, qual ONG, está por traz desta história? Quando vejo famílias trabalhadoras, sendo retiradas de suas terras, de for injusta como mostra a reportagem, só me faz pensar que, o nosso governo não passa de um bundão. Será que está, atitude da Funai , não é uma forma de tomar o nosso ouro, que é a nossa terra de uma forma pacífica?

  • luiz antonio de carvalho Inaciolândia - GO

    isso e incrivel, quando sera que teremos uma politica agricola seria, onde a funai esta tentando tomar terras em nomes de indios tem que investigar qual ong queesta por traz, pois estao brigando nao pela posse da terra e sim pelo sub-solo,depois da terra na mao da funai vem ai a exploraçao desordenadas das multnacionais em busca do minerio ou madeiras la contidas, tenho lido muito a respeito destes fatos, e assustador oque estamos vendo e ninguem toma decisao em beneficio de quem do solo vive, e justo desapropriar 1200familia? terra de indi e terra sem patria onde ninguem manda tem q ser investigado estas açoes da funai.