DA REDAÇÃO: Chuvas prejudicam colheita de soja e atrasam plantio de milho safrinha em MT

Publicado em 12/03/2014 19:05 e atualizado em 12/03/2014 19:49
Clima: Excesso de chuvas causa grandes prejuízos nas lavouras de soja em Mato Grosso. Máquinas não podem entrar nos campos, atrasando as colheitas. Plantio do milho safrinha também fica comprometido com a situação.

As chuvas constantes que atingem as lavouras de soja em Mato Grosso, principalmente ao norte do estado, continuam prejudicando a colheita dos grãos. Com solo úmido, as máquinas ficam atoladas nos campos e os grãos. Leonildo Bares, presidente do Sindicato Rural de Sinop-MT, afirma que o problema já se estende por quase um mês. “Desde que iniciamos a colheita a chuva não deu trégua”.  

As regiões de planícies estão todas alagadas e, segundo Leonildo, alguns grãos têm umidade acima do ideal. “Tivemos problemas em dezembro, que foi muito chuvoso, e todas as variedades tardias ficaram doentes... Quando colocamos as máquinas, lavouras que aparentavam 70 sacas por hectares foram colhidas a 45, 40 e até 35 sacas / ha”.

As notícias de safra recorde brasileira, de acordo com o presidente do Sindicato Rural, não condizem com a realidade. Em alguns casos, os estragos são tão grandes que os produtores avaliam que não compensa colher. “A safra recorde não existe mais, estamos vendo muita perda... Não sabemos por que esses noticiários falam sobre safra cheia... De norte a sul e de leste a oeste o país teve problemas climáticos... Não sei onde eles arrumam esses números”.

O plantio do milho safrinha também já está prejudicado pelas chuvas. Leonildo afirma que muitos produtores estão com o milho guardado no galpão, aguardando uma chance de plantar. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário