DA REDAÇÃO: Milho – Em Vera (MT), produtividade deve apresentar redução de 15% frente à diminuição nos investimentos

Publicado em 24/04/2014 10:33 e atualizado em 24/04/2014 15:33
A

As chuvas tem sido favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho na região de Vera (MT). No início da semeadura, os produtores enfrentaram dificuldades devido ao excesso de precipitações, situação que atrasou o plantio da segunda safra e algumas áreas tiveram que ser replantadas. A expectativa é que haja uma redução de 15% na produtividade das plantas, estimada em 90 sacas de milho por hectare.

Assim como em outras importantes regiões produtoras do país, na cidade, os agricultores também diminuíram a área cultivada, assim como, os investimentos em tecnologia. O cenário é decorrente dos baixos preços do cereal obtidos no ano anterior, em algumas localidades o valor ficou inferior aos custos de produção. 

O presidente do Sindicato Rural do município, Benício Boeing, explica que no ano passado, no momento do planejando da safrinha a conta não fechava, fator determinante na decisão dos agricultores. Ainda não é possível calcular a diminuição da área, mas alguns produtores optaram por investir na safrinha de soja ou no feijão. 

“Situação que antes nós não víamos na região. Além disso, no caso da oleaginosa, a ferrugem tem atacado de forma mais intensa as lavouras. No milho, a preocupação é com as lagartas, uma vez que a tecnologia perdeu a resistência às pragas, porém os produtores gastaram dinheiro para investir nas sementes com tecnologia”, afirma Boeing.

Em relação à comercialização da safrinha, o presidente destaca que a região é uma das últimas a negociar o produtor, e função dos altos custos com frete. Por enquanto, a expectativa dos produtores é ter uma rentabilidade melhor do que a registrada na safra anterior. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário