DA REDAÇÃO: Queda das cotações no mercado internacional valoriza prêmios para a soja

Publicado em 10/07/2014 13:48 e atualizado em 10/07/2014 17:56
Soja: Desde a divulgação do relatório de área do USDA, os preços da safra velha caíram em até 12% em Chicago nos contratos de agosto e setembro. Porém, os prêmios altos pagos nos portos do Brasil têm ajudado a amenizar as perdas, que chegam a 5% para os produtores brasileiros.

O mercado internacional permanece com as cotações pressionadas, cenário que vem se repetindo desde a divulgação do aumento de área para próxima safra americana de soja pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Já no Brasil, os prêmios tem se mostrado bastante positivos para a safra nova e para safra velha. 

O consultor da Safras & Mercados, Flávio França Jr., explica que as quedas em Chicago já chegam a 12%, enquanto no Brasil essa queda é de 5% com a subida dos prêmios, compensando a queda no mercado internacional. Há uma pressão de vendas, em que muitos produtores estão preocupados com a queda das cotações, mantendo poucos negociações mesmo com demanda interna.

Para França, o momento é de segurar vendas tanto para a safra atual, quanto para a próxima. Também há a possibilidade de que os produtores travem os prêmios, que estão em níveis muito positivos para o ano que vem. O analista também explica que os preços deverão subir a níveis mais altos, mas dificilmente atingirá os patamares de US$ 13 por bushel com a expectativa de uma safra de 100 milhões de toneladas nos Estados Unidos. 

Por outro lado, a demanda também é crescente, principalmente na China que sustenta o mercado a pelo menos dez anos. Com os preços em Chicago a níveis mais baixos, a demanda da Europa também tende a crescer. 

A expectativa de França é de que a demanda interna sustente os preços no país, visto que o mercado externo terá um momento ruim em Agosto devido as vesperas da chegada da nova safra.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário