DA REDAÇÃO: Caso não eleve as taxas de juros, governo poderá passar por crise de recursos

Publicado em 22/07/2014 14:12 e atualizado em 22/07/2014 16:40
Economia: Taxas de juros são um produto estabelecido pela lei de oferta e demanda, controlada por ações do governo, assim com a inflação. País caminha para um momento que pode não haver mais dinheiro, caso não haja ajuste nas taxas de juros.

A taxa de juros é um produto estabelecido pela lei de oferta e demanda, segundo explica o analista financeiro, Miguel Daoud.  Por isso, quando há um crescimento na procura por empréstimos, essas taxas se elevam conforme as ações do governo para o controle. Atualmente, as taxas de juros têm se mantido estáveis como uma estratégia utilizada para o controle dos índices de inflacionários.

O analista dá o exemplo do desfalque causado pelo beneficio dado as empresas de energia para manter as tarifas de cobrança mais baixas, no período de estiagem. Os bancos em que o governo é acionista majoritário, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES, realizam empréstimos para auxiliar essas empresas a manter as tarifas mais baratas.  “Esse empréstimo irá se transformar em lucros e os lucros em dividendos e os dividendos vão para o governo, então ele faz uma ciranda com o próprio dinheiro”, coloca o Daoud.

Com isso, esse dinheiro poderá faltar em algum lugar e há previsões de que o país possa passar por um período de crise de recursos no início do próximo ano. “Estamos caminhando pra um momento que se não houver choque nas taxas de juros, Brasil não vai ter mais dinheiro”, explica o analista.

O governo precisa elevar as taxas de juros para conseguir credibilidade com o mercado internacional, mas por outro lado, a inflação poderá crescer consideravelmente com esse recurso e não haverá crescimento econômico. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário