DA REDAÇÃO: chuvas podem gerar florada extemporânea e prejudicar safra 2015

Publicado em 23/07/2014 19:11 e atualizado em 24/07/2014 14:29
Café: chuvas previstas para os próximos dias podem provocar uma florada fora de época e só a continuidade das precipitações garantiria o desenvolvimento dos frutos sem o risco de abortamento. Além disso, os grãos que vingarem podem provocar desuniformidade na produção e comprometer a qualidade para a próxima safra.

Depois da maior estiagem dos últimos 71 anos, os cafezais tiveram grande estresse hídrico e com as chuvas de dez dias atrás, alguns botões foram estimulados a florescer fora da época de normalidade. Isso pode gerar prejuízos para a próxima safra. Em entrevista ao apresentador do Mercado & Cia, João Batista Olivi, o fisiologista do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) José Irineu Fahl explicou que se houver chuva com mais de 40 milímetros e depois, período de seca novamente, os botões vão abortar. 

“O prejuízo maior é quando uma florada fica muito distante da outra, porque pode afetar a colheita”, detalhou ele.

Outra situação levantada por José Irineu Fahl na entrevista é a preocupação com a perda do potencial produtivo para a próxima safra devido ao pouco crescimento dos ramos das plantas.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Talita Benegra
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário