DA REDAÇÃO: Produtores de MT tem perdas de até 40% na produtividade do milho safrinha

Publicado em 28/07/2014 19:26 e atualizado em 29/07/2014 11:01
Milho: Produtores em MT enfrentam a falta de eficiência na tecnologia Bt. Custos elevados, agravados pelos altos preços das sementes, agora causam prejuízos financeiros e de produtividade, já que o ataque de pragas tem sido intenso. Maior parte dos produtores fez o refúgio adequado, mas a prática foi insuficiente.

Produtores da região de Sorriso (MT) tiveram uma grande perda de produtividade no milho safrinha, de até 40%. O presidente do sindicato rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, conta que parte destas perdas se deve a ineficiência da tecnologia Bt, que deveriam ser resistentes a lagartas, mas que mesmo assim tiveram ataques das pragas.

Com isso, os agricultores tiveram que aumentar de três a quatro aplicações de herbicidas, de forma tardia, pois confiavam na eficiência da tecnologia. A situação aumentou ainda mais os custos de produção, visto que os produtores tiveram de pagar pelo número de aplicações a mais e também pela tecnologia Bt.

 As empresas detentoras da tecnologia afirmam que a situação se deve ao fato de que muitos produtores não realizaram o refúgio ou fizeram de forma inadequada. Lenz rebate essas afirmações, visto que possui a informação de que grande parte dos produtores realizou a prática e não atribui a perda da eficiência apenas a falta de refúgio.

Além dos problemas ligados a tecnologia, os produtores tiveram perdas relacionadas aos fatores climáticos, que afetaram as lavouras no início da safra. Segundo o presidente, essas perdas chegam a 20%. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Sérgio Braga // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário