DA REDAÇÃO: Mercado do boi gordo se mantém firme, com perdas no futuro a médio prazo

Publicado em 20/08/2014 13:30 e atualizado em 20/08/2014 15:30
Boi: Preços seguem firmes, impulsionados pelo bom ritmo de exportações. A demanda é crescente no mercado internacional, principalmente com a demanda pontual por parte da Rússia e pelo aumento de consumo de carnes na China. Parte do cenário se deve ao crescimento do poder aquisitivo destes países.

O mercado do boi gordo se mantém com preços firmes, mas com o mercado futuro no médio prazo derrubando por conta do poder aquisitivo mais retraído dos consumidores.

De acordo com José Vicente Ferraz, diretor técnico da Informa Economics FNP, existe um componente de mercado que faz com que preços se mantenham firmes. Os preços do boi gordo neste ano estão bem acima do ano passado e isso se deve a uma oferta de bois pra abate que sempre se mostrou limitada. A demanda externa e as exportações vêm se comportando bem e ajudam com que o preço se mantenha elevado.

No entanto, há um forte gargalo na etapa de cria do ciclo produtivo, uma vez que, com o abate de matrizes, os criadores não têm expandido a sua produção e, consequentemente, a oferta de bezerros que repercute ao longo de toda a cadeia produtiva.

Ferraz aponta ainda duas situações um pouco distintas. O fator russo, segundo ele, é mais pontual, "mas, obviamente, o Brasil tem que se aproveitar o máximo possível". Outro fator é a demanda de países como a China, que abrem uma perspectiva excelente para o Brasil mudar sua escala de produção e tentar melhorar a rentabilidade de sua atividade, financiando um ciclo de investimentos que proporcione ganhos.

O conselho do diretor técnico é que o abate de fêmeas seja interrompido, a fim de ganhar produtividade. "É a grande questão que precisamos resolver. Não adianta ter a oportunidade e não ter condições de aproveitar a oportunidade", destaca.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ronaldo Brejauba goiania - GO

    Excelente analista,o melhor que já apareceu aqui para boi gordo.

    0