DA REDAÇÃO: Café – Instalação de nova fábrica da Nestlé no Brasil divide cafeicultores

Publicado em 21/08/2014 13:34 e atualizado em 21/08/2014 18:29
Café: Instalação de nova fábrica da Nestlé divide cafeicultores no Brasil. Produtores não concordam com as importações de café que a fábrica pretende fazer, alegando que o investimento de 180 milhões é pequeno em relação ao risco da concorrência externa. Outros acreditam que a instalação deve trazer desenvolvimento para o setor no País.

A possibilidade da instalação da fábrica de cafés especiais da Nestlé no Brasil divide a opinião dos cafeicultores. A empresa propõe um investimento de 180 milhões de reais com geração de pelo menos 400 empregos diretos. No entanto, a viabilização do projeto depende de alguns fatores, entre eles, a autorização para importação de cafés especiais com objetivo de manter o chamado “padrão sensorial” do blend, o que desagrada alguns produtores.

O site Notícias Agrícolas teve acesso ao protocolo de intenções da Nestlé que explicita as contrapartidas da empresa para compensar o ingresso de variedades produzidas fora do Brasil, veja mais informações.

Para o consultor de mercado, Marco Antônio Jacob, a instalação da fábrica no Brasil seria uma excelente oportunidade. “Tudo o que a Nestlé está fazendo é bom para a cafeicultura brasileira. Ela vai levar a marca do País, vai colocar valor agregado ao produto brasileiro, vamos estar mais próximos da indústria e ter apoio tecnológico”, disse o consultor em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

Com relação à importação de cafés de outros países até que a produção no Brasil inicie, o analista acredita ser necessária e que não atrapalharia em nada o café brasileiro. “A importação de cafés é necessária por questões de marketing e qualidade. Sem a importação é inviável a instalação da fábrica do Brasil e a importação será uma parcela ínfima”.

No entanto, Jacob acredita que são necessárias barreiras alfandegárias e fitossanitárias para que o drawback seja realizado. “Com regras econômicas e alfandegárias claras a criação da fábrica não atrapalha em nada a economia do Brasil. Os cafés do Quênia, Etiópia e Colômbia são mais caros que o nosso. É só definir que o café importado não seja abaixo do preço mínimo do custo de produção”, afirmou o consultor.

O principal ganho para o setor produtivo no Brasil, segundo a Nestlé, seria a inclusão na embalagem dos produtos vendidos mundialmente, um selo ou frase indicando que “contém Cafés do Brasil”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário