DA REDAÇÃO: Dados da Abiove mostram sucesso na relação da agricultura com a responsabilidade ambiental

Publicado em 01/09/2014 14:07 e atualizado em 01/09/2014 16:00
Desmatamento: Números mostram que é possível conciliar produção e sustentabilidade. A média de desmatamento da floresta amazônica foi reduzida em 5 vezes. Já em Mato Grosso, a queda foi ainda mais expressiva, mesmo sendo um estado de alta produção. A fiscalização também é realizada de forma integrada entre Ibama e Polícia Federal, além de existir uma lista de fazendas embargadas.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) mostram que, nos últimos 10 anos, o desmatamento na Amazônia caiu 5 vezes - passando de 30 mil km² para menos de 5 mil km². Também é observada uma queda no Mato Grosso, de 12 mil km² para um número inferior a mil km². De acordo com Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Abiove, o sistema de detecção de desmatamento e incêndio em tempo real, aliado com uma fiscalização integrada, ajudou a inibir a prática de desmatamento.

Pires lembra também que a legislação ambiental rigorosa e o Cadastro Ambiental Rural também são importantes aliados para dar fim à prática e conciliar o plantio de alimentos com a preservação ambiental.

O gerente aponta que é preciso "eliminar os extremos", uma vez que é possível conciliar uma produção de boa qualidade com a responsabilidade ambiental. Com cadastramento e controle, a indústria de carne e soja fica tranquila para trabalhar e oferecer um produto sustentável aos seus clientes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário