DA REDAÇÃO: Café – Bolsa de NY tem ligeira alta com levantamento da Conab

Publicado em 16/09/2014 13:05 e atualizado em 16/09/2014 13:58
Café: Conab divulgou estimativa da safra 2014 e números demonstram uma quebra de 16% para o café arábica, devido ao longo período de estiagem que atingiu o sul de Minas Gerais. Já o café conilon teve um aumento de 20% em relação a última safra, número que pode ser maior.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (16), o terceiro levantamento da safra 2014, que foi colhida e está sendo comercializada. O Brasil deve produzir este ano 45,1 milhões de sacas de 60 kg beneficiado (arábica e conilon). O resultado representa uma redução de 8,16% ou 4.010 sacas a menos que as 49,15 milhões produzidas na última safra. A variação ocorreu no café arábica, com uma queda de 16,1%. A estimativa de produção do arábica é de 32,1 milhões de sacas de 60 kg e a de conilon 13 milhões de sacas.

De acordo com o analista de mercado do Escritório Carvalhaes, Eduardo Carvalhaes, a estimativa para a safra 2014 refletiu a realidade do mercado. “Para o café arábica, o mercado vem trabalhando com números entre 31 e 33 milhões e são raros os analistas que falam alguma coisa acima disso, a quebra realmente foi severa. Então esse número não foi uma surpresa”, afirmou.

Com relação às dúvidas dos cafeicultores, o analista afirma que o levantamento é feito com base em médias e sério. “Recomendo aos cafeicultores que entrem no site da Conab e vejam esse trabalho e como ela chegou nesses números”.

Segundo Carvalhaes, a safra de conilon prevista pela Conab também é fidedigna ao mercado e pode ser um pouco maior visto que as lavouras dessa variedade não foram atingidas pela mesma seca que afetou o arábica. As regiões produtoras de conilon também embarcaram um bom volume.

A divulgação da Conab movimentou a Bolsa de Nova York, que após dias seguidos de baixa apresenta ligeira alta. “Na mesma hora que o mercado começou a subir hoje com os números da Conab, os interessados em baixa começaram a martelar previsão de chuva no final da semana, que deve acontecer mesmo. E é bom chover, do contrário vamos ter safra zero”, afirmou Carvalhaes em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

Segundo o analista, com a realidade do mercado o produtor deve levar em conta os números de sua safra com base na região e programar as vendas em dias seguidos de alta e não de uma vez no final ou início de ano. “Agora se a safra para o ano que vem for muito ruim ele vai ter que controlar ainda mais porque essa safra terá que valer por dois anos”, ponderou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    A seca está tão violenta que a prioridade é torcer para que chova... Seria até o caso de se declarar estado de calamidade pública, porque até o córrego dágua daquí acabou de secar, demonstrando que a situação piora a cada dia...Aproveitem para brincar de "sobe" e "desce" na bolsa com o café, que está disponível, porque pode ser último deste ano e de outros...As previsões da CONAB para o ano que vem são muito bem feitas, só que esqueceram de "avisar" para o café!

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Esta alta expressiva de exportação do "Conillon" confirma definitivamente a falta do "Arábica"no mercado...Estes números da CONAB não espelham a realidade pois é extremamente insignificante uma quebra de 16% pelos "competentes" estudos feitos por aquele Departamento.Somente quem não está no campo pode concordar com tal afirmação e eu não me espanto pois o ar refrigerado dos escritórios, ameniza muito a maneira de pensar, inclusive até nas previsões do tempo que faz com que chova constantemente nas regiões produtoras de café...

    0