Preços da arroba do boi continuam sustentados com oferta restrita de animais mesmo diante de uma demanda contida

Publicado em 23/01/2015 11:33
Preços da arroba do boi continuam sustentados com oferta restrita de animais mesmo diante de uma demanda contida

Mesmo com a baixa demanda de carne bovina, o preço da arroba continua estável. O fator responsável por esse equilíbrio é a oferta restrita de animais nesse início de ano. Quem explica é a consultora da Agrifatto, Lygia Pimentel: “Esse começo de ano está sendo interessante pelo ponto de vista dos preços, mas ele não está sendo interessante pelo ponto de vista do regime de chuva. Vide a situação energética aqui no Brasil, que evidenciou a nossa falta de infraestrutura. Isso reflete também sobre a produção do boi gordo. A falta de chuva impede que o pecuarista consiga engordar e terminar o seu boi a curto prazo, especialmente no sudeste e no centro-oeste”. 

“Mesmo com o início das chuvas já tendo acontecido, ainda é insuficiente. Quando a gente olha pra demanda internacional de começo de ano é normal que ela dê uma caída, mas mesmo assim as consequências dessa baixa permanecem. E quando a gente olha pra demanda interna e observa os preços da carne e a oferta, resta interpretar que realmente o boi está fazendo falta no mercado. É por isso que os preços não caem.”

Com essa situação não há nenhuma perspectiva de melhora de demanda interna. O que já estava complicado em relação aos anos anteriores, pode piorar com o cenário de falta de crescimento de PIB e a presença constante da inflação no atual patamar.

“A inflação oficial está em 6,5%, mas quando a gente observa o dia-a-dia e pega a inflação não oficial, aquela que inclui serviços, a gente sabe que está beirando os 11%. Isso afeta diretamente o consumo, porque a gente sabe que há uma relação direta entre o salário do brasileiro e o quanto ele está disposto a comprar de carne.” 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Lucas Mayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário