Soja: Em Santa Helena (GO), perdas na cultura chegam a 100% e esperança dos produtores é a safrinha de milho

Publicado em 27/01/2015 09:45
Soja: Em Santa Helena (GO), perdas na cultura chegam a 100% em algumas propriedades devido às chuvas irregulares e altas temperaturas. Clima adverso atingiu as lavouras do grão na fase de enchimento de grãos e as plantas morreram. Agricultores também enfrentam problemas em relação ao seguro e podem não receber o dinheiro. Esperança é depositada na safrinha de milho, porém, o clima permanece como grande preocupação na localidade.

As perdas na produção de soja em Santa Helena (GO) chegam a 100% em algumas propriedades. A situação é decorrente das chuvas irregulares e das altas temperaturas observadas na localidade. Durante todo o mês de janeiro, as precipitações foram escassas e, apenas no último dia 22, choveu em algumas propriedades, porém, não foi o suficiente para amenizar as condições das plantas.

A produtora rural do município, Elizângela Garcia Barbosa dos Santos, explica que as precipitações chegaram tarde demais na região. “As lavouras já estavam murchas e infelizmente, as plantas de soja morreram. Alguns produtores perderam até 100%, outros 80%, mas todos tivemos perdas”, afirma.

O período de estiagem atingiu as lavouras de soja na fase de enchimento de grãos, período de extrema importância no desenvolvimento da cultura. Além disso, os produtores também enfrentam problemas em relação ao seguro agrícola. 

“Estamos com problema muito sério na região. Os produtores enviaram a documentação necessária para a Caixa Econômica Federal, porém, o processo de contratação do seguro não foi concluído. Isso nos pegou de surpresa e, mesmo que recebamos o dinheiro, apenas cobriremos as despesas do financiamento. As outras dívidas não serão cobertas”, destaca Elizângela.

Por outro lado, os produtores que tiveram perdas na produção não podem fazer contratos para a soja, em contrapartida, o agricultor que já tinha feito e teve perda terá que arcar com o valor do contrato, conforme sinaliza a produtora rural.

Safrinha de milho

Diante desse cenário, os produtores rurais da região apostam na safrinha de milho. “Esperamos que o clima se comporte como no ano anterior e que tenhamos uma boa produção. Porém, dá medo de plantar e depois chegar à lavoura e ver as plantas mortas, dá desespero”, diz Elizângela. Na localidade, os preços do milho giram em torno de R$ 18,00 a R$ 20,00.

Confira imagens enviadas pela produtora rural:

Imagem de lavouras de soja castigadas pelas altas temperaturas e chuvas irregulares em Santa Helena (GO). Foto da produtora, Elizângela Garcia Barbosa dos Santos.

Imagem de lavouras de soja castigadas pelas altas temperaturas e chuvas irregulares em Santa Helena (GO). Foto da produtora, Elizângela Garcia Barbosa dos Santos.

Imagem de lavouras de soja castigadas pelas altas temperaturas e chuvas irregulares em Santa Helena (GO). Foto da produtora, Elizângela Garcia Barbosa dos Santos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário