Clima: Região Central do Brasil recebe chuvas, mas ainda pontuais e irregulares; no Sul do país, precipitações acima da média

Publicado em 29/01/2015 08:08
Clima: Região Central do Brasil deve continuar sofrendo com chuvas localizadas e ainda irregulares, além de temperaturas elevadas, apesar de um cenário mais favorável à chegada dessas precipitações. Para a região Nordeste, porém, próximas semanas ainda serão de tempo seco, enquanto no extremo sul do país, chove acima da média, caracterizando um quadro de El Niño.

A região central do Brasil deve ter um cenário mais favorável em relação às chuvas, embora as altas temperaturas devam permanecer. Mesmo assim, o benefício do fim da seca pode não chegar para todos os produtores de uma forma homogênea, como explica Ana Maria Heuminski, meteorologista do Cepagri.  “Atualmente, as chuvas não estão ocorrendo de uma forma generalizada, mas de forma pontual e, de certa forma, ainda não favorece todos os agricultores. O bloqueio atmosférico que estava sobre o centro do país se rompeu, por isso nós temos mais nebulosidade e essa situação de umidade e pancadas de chuva vai permanecer nas próximas 72h pelo menos. Na semana que vem essa situação favorável deve continuar”.

Hoje, há ainda pouca possibilidade de chuvas no Mato Grosso, Goiás, norte de Minas Gerais, porém essas regiões devem ser favorecidas com as chuvas da semana que vem. No máximo até a próxima semana, também haverá um deslocamento de uma frente fria, que deve atingir de forma geral todos os municípios na região sudeste e centro-oeste. A expectativa é que em fevereiro tenha uma regularização das chuvas, porém isso não vai compensar as perdas causadas nas lavouras de todo o país.

As regiões sul e nordeste vivem situações opostas para os próximos dias. “Infelizmente, boa parte do norte e do nordeste tem chuva prevista abaixo da média para os próximos meses, com exceção da Bahia e o sul do Piauí. Situação completamente vive o extremo sul do Brasil, especialmente o estado do Rio Grande do Sul, que conta com o fenômeno El Niño para elevar a média da quantidade de chuva. A expectativa é que nas próximas 42h continue chovendo e depois as precipitações se normalizem em intervalos regulares”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Lucas Mayer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário