Café: Cocatrel espera safra de café do Brasil de 40 milhões de sacas ou menos, preços não refletem realidade do campo

Publicado em 02/03/2015 17:05
Café: Cocatrel, na região de Três Pontas, acredita em safra de 40 milhões de sacas ou menos nesse ano de 2015. Chuvas já não revertem os prejuízos e, enquanto isso, mercado vê realidade distorcida e preços severamente pressionados. Cafeicultores seguem fora do mercado no Brasil.

No mercado do café as estimativas são de mais de 49 milhões de sacas para a safra de 2014, porém esses números não devem ser concretizados e os preços começam a ficar pressionados no mercado interno e externo.

“A seca de 2014 comprometeu a safra deste ano, e vai comprometer a do ano que vem também. Isso já é uma realidade, notamos pelos frutos no pé do café que não tem safra exagerada, estamos esperando a Procafé lançar os dados reais. E algumas empresas estão estimando uma safra do café de 50 milhões de saca, simplesmente para prejudicar o mercado, jogando os preços para baixo”, afirma Francisco Miranda Filho, presidente da Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas).

Para ele, é preciso mostrar com clareza como essas instituições chegaram a esses valores, colocando em evidência os critérios e estados onde as estimativas foram realizadas. Ainda, nas duas semanas houve redução de cerca de 2.600 pontos nos preços do café.

No Brasil o mercado segue desaquecido por conta dos baixos preços. No municio de Três Pontas (MG), os produtores estão segurando o produto na espera de melhores preços. “Se ele vender nesse preço, com custos altos, adubo alto, mão de obra cara, e diesel subindo, ele vai perder dinheiro. Então se o produtor tiver fôlego é melhor segurar”, declara Filho.

>> Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Antonio José Ramos / Fabrício Antonio de Figueiredo Ramos Botelhos - MG

    Registro aqui meu agradecimento do Dr. Francisco Miranda, presidente da Cocatrel, pela sinceridade e CORAGEM de dizer a VERDADE ! A safra 2014/2015 a ser colhida daqui alguns meses DE FATO sofra REDUÇÃO, em razão da deficiência hídrica. Alguns especuladores forçam a queda demasiada do preço do café, na contra-mão da realidade das lavouras. OS CAFEICULTORES NÃO MAIS SUPORTAM VENDER SUA PRODUÇÃO A B A I X O DO CUSTO !!! É uma pena que não tenho vejo esta coragem e determinação de lutar por melhores preços do café, também pela COOXUPÉ ! Fabrício Antonio de Figueiredo Ramos, Advogado e Cafeicultor.

    0