Organização e sustentabilidade norteam crescimento de Agrovila no Sul do Piauí

Publicado em 08/07/2010 14:14 e atualizado em 08/07/2010 16:12
Outra importante região produtora no cerrado Piauiense, fica no entorno da cidade de Uruçuí. A pouco mais de 180 quilômetros do município, está a Serra Branca. Para chegar ao topo da serra, um caminho perigoso, mas de grande beleza, uma estrada foi literalmente aberta entre as montanhas e a visão que se tem dos vales é impressionante. No alto da serra fica o distrito de Nova Santa Rosa, área escolhida por um grupo de produtores gaúchos para fundar uma agrovila e produzir alimentos de forma organizada e sustentável. O nome, Nova Santa Rosa, foi dado em homenagem à cidade de origem das primeiras famílias que chegaram ao local.

A valorização das terras é fruto do trabalho desenvolvido em grupo pelas 150 famílias que hoje moram na Nova Santa Rosa. A população está estimada em 700 pessoas e juntos, os moradores investiram em energia elétrica, construíram posto de combustível, fizeram uma unidade de saúde, uma escola e até a igreja do local. No centro comunitário, também construído com recursos dos produtores, acontecem as reuniões que decidem o futuro da vila.

“Cada um tem a sua propriedade, mas a associação que administra a estrada, a própria energia elétrica foi a gente que trouxe, o salão comunitário, a água da vila, então são várias formas que a associação intervém junto ao distrito, as pessoas”, conta Wilson Marcolin, produtor rural.

Nas áreas de produção outro exemplo da organização do grupo. As áreas são divididas em lotes padronizados. “Cada módulo corresponde a 100 hectares de área útil e 25 áreas de hectares de reserva legal. Essa reserva legal nós temos em condomínio e aqui, a distribuição das áreas, são módulos de 100 hectares medindo 500 metros por 2 mil de comprimento, sendo que a cada quatro quilômetros tem uma estrada que divide as áreas, os lotes em linha reta”, explica o produtor rural, Armindo Burchardt.

O projeto Nova Santa Rosa conta com 36 mil hectares de área produtiva e mais uma área de reserva averbada em conjunto pelos produtores. Nesta última safra de 2009/10, foram produzidos cerca de 130 mil toneladas de grãos entre soja, milho e arroz, com destaque para o milho que registrou uma produtividade média de 150 sacas por hectare.

Com um ciclo de chuvas bem definido, com a interrupção das águas bem na fase de colheita dos grãos proporciona um grau de umidade bastante interessante para produtor na hora da colheita. Os grãos como soja e milho, por exemplo, saem das lavouras da região sem a necessidade de passar por secadores. Em geral, a soja e o milho tem algo em torno de 14 graus de umidade ou abaixo disso e por isso, podem ser colocados em silos bag.

Cada silo bag comporta até 150 toneladas de grãos, dando aos produtores a possibilidade de fechar negócios no momento mais adequado. Sem as chuvas, é possível armazenar os grãos por até um ano, mas para quem prefere uma forma mais tradicional de armazenagem, a Nova Santa Rosa conta com uma unidade de recebimento da Bunge, dentro da comunidade, com capacidade para armazenar até 30 mil toneladas de grãos.

Com organização e planejamento e uma arrecadação equivalente a 30% de tudo que retorna em ICMS ao município de Uruçuí, os sulistas de Nova Santa Rosa agora querem ir mais longe, pretendem transformar o distrito em mais um município piauiense.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • paulo marcio limas machado manaus - AM

    Parabéns a essa brava gente! Sou gaúcho tbm, de Bagé-RS,sou medico clinico geral e especialista em medicina do trabalho,atualmente trabalhando em Manaus-Am,se precisarem dos meus serviços na Nova Santa Rosa é so entrar em contato por e-mail:[email protected]

    0
  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Parabéns a esses bravos produtores. Demonstração de união e progresso.

    0