EXCLUSIVO: Arroto e flatulências do boi contribuem para 10% no aquecimento global, e já busca soluções para minimização

Publicado em 30/07/2010 13:51 e atualizado em 30/07/2010 16:32
Congresso de especialistas em zootecnia aponta que a contribuição da pecuária no aquecimento global não passa de 10%. O arroto do boi emite gás metano, mas a pastagem minimiza o efeito estufa ao capturar carbono.

 

A 47ª. Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) termina hoje e agrega reflexões para a sociedade em cima do preconceito criado sobre a pecuária como vilã da preservação ambiental. Entre pesquisadores brasileiros e do exterior, o congresso aponta que o gás metano emitido pelo arroto e flatulências do boi, não passa de 10% na contribuição da pecuária no aquecimento global.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Aliás, o presidente da SBZ, Ronaldo Lopes Oliveira, afirma que ainda não se confirmou que o metano vindo dos animais ruminantes contribui para o aquecimento global, porém, mesmo que constatado os 10%, é possível solucionar o problema através de uma alimentação diferenciada aos animais e cuidados com a pastagem que minimizam o efeito estufa ao capturar carbono.

 

“Se você tem uma pastagem degradada, uma pastagem de pior qualidade, o seqüestro de carbono é menor, e na medida em que você intensificar, você tem pastagens de melhor qualidade e nosso produtor cada vez mais se conscientiza disso, começa a ter uma produção vegetal ali na terra que começa a seqüestrar mais carbono e começa a contrabalancear isso. Então, a gente tem alternativas para isso, desde intensificar a melhoria de pastagens até o uso de alternativas alimentares”, explica Oliveira.

 

O presidente ainda analisa que desse 10% maus que a pecuária causa ao aquecimento global, mesmo com todo o trabalho de dieta e intensificação de pastagens, a redução será muito pouca para o setor, quase insignificante para a sociedade que esquece que indústrias e automóveis prejudicam muito mais o meio ambiente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário