Pesquisa atesta bons resultados de fungicidas protetores no controle da ferrugem asiática na soja e mancha branca no milho

Publicado em 22/09/2015 14:12
Pesquisa atesta bons resultados de fungicidas protetores no controle da ferrugem asiática na soja e mancha branca no milho

Pesquisas tem mostrado que a utilização de fungicidas protetores além de apresentar eficácia no controle da ferrugem asiática na cultura da soja, também traz resultados no combate à mancha branca do milho.

Nos últimos dois anos os estudos com o produto apontaram que na soja houve uma melhora no desempenho dos fungicidas convencionais a base de estrubirulinas, triazois e carboxamidas, além de diminuir o risco de resistência do fungo.

De acordo com Valtemir Carlin, pesquisador da Agrodinâmica Consultoria e Pesquisa agropecuária, os fungicidas curativos possuem ação em apenas um sítio do parasita, diferente do que ocorre com os protetores, como o Unizeb Gold, que tem atuação em diversos pontos do fungo.

Além disso, o melhor controle de doenças "implica em um ciclo completo da planta, e consequentemente maior produtividade", ressalta o pesquisador. Segundo ele, os ensaios apontaram em ganho de 5 a 10 sacas por hectare na cultura da soja.

O produto também foi testado no milho e mostrou um bom desempenho no controle da mancha branca. Criando uma camada protetora, ele "impede que o fungo entre na planta e proporciona um manejo melhor da doença", explica Carlin.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário