No momento de definição da próxima safra em MT, cerca de 40% dos insumos ainda não foram comprados com dificuldade de crédito

Publicado em 25/07/2016 12:41
Produtores já se preparam para plantio da próxima safra de grãos no maior estado produtor do Brasil, mas algumas restrições de crédito trazem incerteza para produção

Descapitalizados e com dificuldade de acesso ao crédito, os produtores do Mato Grosso ainda não adquiriram todos os insumos para a próxima safra.

A safra de verão mato grossense, que começa oficialmente em setembro, tem apenas 60% dos insumos necessários adquiridos. Conforme explica o vice-presidente da Aprosoja MT, Elso Pozzobon "normalmente o produtor se prepara com bastante antecedência para garantir melhor logística", porém neste ano os prejuízos afetaram os preparativos.

Influenciado pelo El Niño o clima foi bastante prejudicial à cultura da soja e milho no estado. Em alguns municípios os produtores estão negociando multas de contratos antecipados com o cereal.

Veja mais:

>> Produtores finalizam a colheita da safrinha de milho em Sinop (MT) e buscam renegociação de contratos

Descapitalizados "o produtor tem dificuldade de liquidar o custeio anterior e com isso os bancos estão retento os financiamentos", explica Pozzobon.

Diante desse cenário o vice-presidente diz não acreditar em ampliação de área na safra de verão, podendo, inclusive, haver redução caso a situação de crédito não se resolve dentro dos próximos 45 dias.

Tradicionalmente o estado produz de 24 a 28 milhões de toneladas, variando de acordo com as condições climáticas. Para a safra 2016/17, 1,42 milhão de toneladas foram negociadas em junho, avançando as vendas antecipadas da safra para 25,81%, segundo o Imea (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário