A importância da análise de solo para a cultura do café, em especial , nas regiões de cerrado que exigem maior atenção do cafeicultor

Publicado em 07/04/2016 10:50
Tanto a falta quanto o excesso de nutrientes pode comprometer o bom desempenho das lavouras

Dentro do processo produtivo de qualquer cultura, uma etapa de extrema relevância é a analise de solo para a recomendação correta dos insumos.

As analises são essenciais para que as recomendações atinjam seu objetivo, ou seja, aumento da produção com adequado aproveitamento de insumos. Para isso, deve-se conhecer a fertilidade do solo no qual será ou está implantada a cultura, visando o suprimento de nutrientes na quantidade certa para cada estádio de desenvolvimento das plantas.

Na cultura do café o engenheiro agrônomo da Cooxupé, Oldair Gomes dos Santos, explica que o melhor momento para realizar a coleta das amostras de solo é "quarenta dias após a última adubação, ou logo após a finalização da colheita".

Segundo ele, a análise traz um diagnostico completo dos macro e micros nutrientes essenciais para as plantas. No café, por exemplo, os pés necessitam de um PH de solo entre 5,5% a 6,5% e, através das observações laboratoriais é possível determinar o nível de PH de determinado solo e orientar o nível correto de calcário para elevar o potencial hidrogeniônico.

Santos lembra que tanto a falta de nutrientes como o excesso deles prejudica o desenvolvimento das plantas, trazendo prejuízos diretos a produção. "Uma analise de solo mal feita, ou nem mesmo fazê-la, significa muita das vezes investimentos errados em adubação e prejuízos nas safras", completa.

Outros dois aspectos fundamentares neste processo é a coleta de amostras, que precisa ser orientada e realizada corretamente para que o percentual coletado represente de fato as condições da propriedade. Além disso, devido às complexas reações que ocorrem no solo, alguns nutrientes podem ser determinados em quantidade suficiente, via análise de solo, mas podem estar, na verdade, indisponíveis para as plantas. Por isso, as análises foliares são, também, extremamente importantes.

"A analise foliar é tão importante quanto a de solo, sem ela não é possível saber como a planta", ressalta. Segundo ele, são precisos no mínimo duas analises foliares e uma de solo por ano, para garantir um bom rendimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário