CAT SORRISO: Ladislau Skorupa fala sobre a recuperação de áreas degradas no Encontro Regional

Publicado em 01/06/2010 20:00 e atualizado em 04/06/2010 15:38
Ladislau Skorupa aborda a questão ambiental no contexto da Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta e mostra ao produtor que não é mais possível desvincular a produção agropecuária da conservação ambiental.
Ladislau Skorupa que é pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, explicou sobre a questão ambiental no contexto da ILPF e afirmou durante a palestra que não é fácil quantificar as áreas degradadas. Isso se deve porque a degradação pode se dar de diferentes formas, como, por exemplo, na redução acentuada da fertilidade dos solos (extensas áreas de pastagens), na alteração da cobertura vegetal original, na manutenção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou de Reserva Legal (RL), entre outros.     Uma das principais ameaças quando se fala em degradação ambiental se relaciona à conservação dos recursos hídricos, em quantidade e qualidade, tão importante tanto no meio rural quanto no urbano. Essa é uma questão crítica que deve merecer uma atenção especial dos gestores e de toda a sociedade. Já que a população mundial cresce rapidamente desde o século XIX e com isso foi necessário o aumento de área para moradias.  

Skorupa ressaltou que não só meio rural tem culpa na fatia poluidora como também a area urbana, apesar da consciência ambiental que vem aumentando juntamente com o aumento da produção sustentável por hectare.Com isso a ILPF trouxe alternativas para o SPD que fez buscar uma agricultura sustentável.

Texto: Ana Carolina Travassos
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação CAT Sorriso

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário