Questão ambiental - Dados do CAR vazam na internet

Publicado em 30/11/2016 16:31
Confira a entrevista de Marcos Montes - Dep. Pres. Frente Parlamentar Agropecuária
Ministro do Meio Ambiente expõe produtores ao divulgar informações do CAR na internet

Em entrevista com Marcos Montes (PSD-MG), deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), o jornalista João Batista Olivi, do Notícias Agrícolas, repercute a medida executada pelo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que disponibiliza todos os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) livremente, deixando assim os dados de toda a área de produção rural do país, bem como suas especificações e medidas geográficas, disponíveis para consulta.

Leia o artigo sobre o assunto que foi publicado pelo Blog Código Florestal:

>> Sarneyzinho desafia o agro e entrega dados do CAR para as ONGs

A medida, que é vista como um golpe contra o setor, é rechaçada pelo deputado. "É impressionante como há uma luta interna para diminuir a determinação dos produtores rurais. Dificilmente há uma notícia que vá ao encontro daquilo que o produtor sonha", diz.

Ele aponta que o novo Código Florestal Ambiental, que foi importante para o Brasil no sentido de demonstrar uma conduta "que o mundo espera [do produtor rural]", agora corre o risco de ser utilizado para outra situação. Mais de 90% dos produtores atenderam o pedido e fizeram o CAR na ocasião. Agora, segundo o deputado, estes dados estão "nas mãos de pessoas que não querem usar esses dados em benefício da produção".

Para ele, a medida do ministro Sarney Filho descaracteriza a confiança que o produtor rural teve na elaboração desse projeto. "As coisas precisam ser repensadas, senão teremos problemas mais graves pela frente", aponta.

A FPA também pede ao presidente da República, Michel Temer, que o ministro Sarney Filho seja retirado do cargo-chefe do Ministério do Meio Ambiente. Uma reunião com o presidente seria feita nesta quarta-feira (30), mas devido aos últimos fatos em Brasília, teve de ser remarcada, ainda sem data definida.

"A sociedade urbana precisa entender o que se passa quando a gente toma uma atitude. Há aflição por parte dos produtores rurais. Quando adquirimos uma segurança para que isso fosse usado de uma forma correta, um instrumento para o produtor se regularizar, isso cai por terra com uma situação como essa", afirma o deputado.

Demarcação de terras indígenas

Ao mesmo tempo, lideranças indígenas protestam no Ministério da Casa Civil, que estaria demorando a liberar a licença de 13 reservas que seriam destinadas à população indígena.

O deputado aponta que um acordo de paz está sendo buscado e que acredita que o Governo Federal está aguardando para realizar uma nova avaliação e colocar em prática as situações já definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele lembra também que essa questão precisa ser pensada e reavaliada - a CPI da Funai e do Incra trabalha para revisar essas medidas.

 

Leia também: 

 Dados do CAR são divulgados na internet pelo Ministério do Meio Ambiente

Sarneyzinho desafia o agro e entrega dados do CAR para as ONGs

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Cezar Luiz Marodin Pranchita - PR

    Ao expor dados do CAR na internet, o ministro Sarney tem consciência de que está cometendo um crime? Ele sabe que sim.

    0
    • PAULO ROBERTO BRAZ FIORESE São Domingos - SC

      Não é somente o Cadastro Ambienta Rural-CAR que está na internet. Já faz muito tempo que os imóveis rurais georreferenciados estão disponíveis na rede mundial de computadores, inclusive informando o nome do proprietários e todos imóveis de sua propriedade: https://sigef.incra.gov.br/ clique em consulta

      A exposição das propriedades rurais é tamanha que se parece com um Big Brother.

      0
  • Alexandre Rico Londrina - PR

    Sarney Filho não tem capacidade para estar ocupando um cargo de Ministro do Meio Ambiente, aliás Ministro de coisa alguma, pois não sabe o que está fazendo..., isso são dados de segurança nacional, nunca um País que se prese deve divulgar esses dados, fazem parte da soberania nacional. Agora resta saber onde está a bancada ruralista ? Onde está a CNA ? Onde está a APROSOJA ? Onde estão as lideranças do AGRO que deixaram isso acontecer ? Que País é esse ?

    0
    • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

      Os nossos politicos são realmente um desastre completo! Esse Sarney Filho é um atraso em todos os sentidos! Já demonstrou em governos anteriores o seu lado

      "ambientalista paranóico" mas o Temer insiste em dar um cargo à quem é contra o progresso das atividades econômicas do ministério que dirige. Essa corja é definitivamente contra o Agronegócio, ou melhor, contra tudo o que a lógica manda! É dasanimador!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      infelizmente o Sarney pai e' peça muito importante no PMDB e Temer e' um pouco refém dessa situação----

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Porem a atitude de distribuir dados confidencias e' CRIMINOSA----Em nenhum documento do IPTU de São Paulo consta o nome do proprietário do imóvel justamente para evitar sequestro e outras ações criminosas---E' preciso retirar o Sarney com base nesta besteira que ele praticou.

      1
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS

      Depois da votação que saiu na Câmara para proteger as falcatruas politicas...está aparecendo por que tipo de administradores sempre existiu nesse pais...são todos uma corja. onde um tem o rabo do outro na mão. E os brasileirinho acham de defender algum partido são todos iguais...enquanto o ímpio governar o povo geme.é biblico!!!

      0
  • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

    Sarneyzinho fazendo jus ao Legado do Pai. Deve estar fazendo "chantagem" para levar algum. Õ Corja..

    1
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Qual é a intenção deste Ministro Sarney Fo. em deixar livre acesso os dados do CAR na Internet???. Qual o País que tem esta prática? Não acredito que haja algum no mundo inteiro que disponibilize os dados do setor produtivo ou qualquer outro dado da produção de um país na internet. Este Ministro tem alguma armação já acertada com alguém.. O presidente Temer deve urgentemente demiti-lo antes que traga mais problemas que este governo já tem. Quanto às questões indígenas, antes do Presidente assinar novas demarcações ele deve esperar o encerramento da CPI da Funai .Vai sair muito Índio desta CPI que não é Índio e também o Dinheiro que foi gasto com esta instituição e que não foram para as questões indígenas. O presidente Temer deve reavaliar o seu posicionamento quanto ao setor produtivo.

    1
    • FABIANO DALL ASTA Canarana - MT

      Pra resumir toda essa farsa . No Brasil se criam as leis , que normalmente geram alguma dificuldade para

      0
    • FABIANO DALL ASTA Canarana - MT

      Pra resumir. No Brasil se criam as leis , que sempre geram dificuldades para àqueles que trabalham. Aì o governo , nao tendo capacidade de fiscalizar , sempre acabam vendendo - COBRANDO - a facilidade.

      0
    • FABIANO DALL ASTA Canarana - MT

      Esse tal de CAR é outra das inumeras farsas criadas por alguem que nao tem oquê fazer.

      0
    • JOSE SILVA PEREIRA BRASOPOLIS - MG

      Eu tinha certeza que o CAR, instituído no governo comunista do PT, tinha segundas intenções. Todo produtor rural atualiza suas informações através do ITR. Não fiz e não vou fazer o CAR

      1
    • valcir gaiatto Campo Verde - MT

      Precisamos fazer a sociedade entender e defender o agro como uma questão de segurança alimentar e nacional e não como se fosse um negócio particular de cada produtor, como é nos Estados Unidos, precisamos fazer isso através das nossas associações usando a mídia, não podemos ficar reféns de decisões de um ministro que não tem conhecimento da área em que esta atuando, como quase todos nossos políticos, só pensam em seu próprio umbigo e esquecem ou ignoram que medidas e decisões por eles tomadas irão prejudicar e fazer sofrer gerações futuras que serão seus filhos e netos, eles precisam pensar na hipótese que talvez seus filhos e netos não tenham a sorte que eles tiveram de viver como politico.

      0
    • paulo roberto maranho bertão palmital - SP

      É só mais uma besta que se acha dono do poder e pode fazer o que quer. Será que ele vai também liberar seus dados de suas propriedades para a "fiscalização das ongs", ou somente os dados dos outros foram liberados. É como liberar dados da receita federal ou do ITR para a 'fiscalização" de quem não tem poder legal para tal. A agricultura moderna preserva muito mais que qualquer outra atividade nesse país, pois dela depende para produzir mais e com qualidade. Somos e sempre seremos "culpados por todos os crimes ambientais no país", independente de quem os cometa. E vamos nós a caminho do socialismo, aquele que transformou Cuba na "maravilha" que é hoje. Que Deus nos ajude (se é que Ele está disposto a se meter por aqui).

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Temer é um bunda mole, frouxo. Nada vai mudar na economia. E ele não tem saco roxo pra demitir o Sarneyzinho. Sarneyzão manda no governo.Quem fase para o país.

      0
    • ADENIR STEFENON Guaíra - PR

      A pessoa mais imprópria para esse ministério está nele,assim não da mesmo.

      0
    • beto palotina - PR

      Kkkkkkkk cara do meio anbiente no ministerio eo vice presidente do pt d presidente vcs axaram e ia ser difetente do que ta

      0
    • ADENIR STEFENON Guaíra - PR

      Eu tinha certeza que não ia dar certo,e temos que tolerar isso,é incrível.

      0