Farsul lança índices de inflação para o agronegócio, um para os custos de produção e outro para os preços recebidos pelo produtor

Publicado em 21/05/2015 10:25
Farsul lança índices de inflação para o agronegócio, um para os custos de produção e outro para os preços recebidos pelo produtor rural. Objetivo é permitir o acompanhamento do profissional dos resultados de sua atividade comparados ao desenvolvimento da economia brasileira.

A Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) lançou na última segunda-feira (18) dois indicadores econômicos mensais, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) e o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR).

Um dos objetivos é facilitar a comparação dos produtores quanto ao custo utilizado para produzir e o preço que ele recebe pela produção, avaliando se há rentabilidade na atividade. Segundo Antônio da Luz, economista da Farsul, o sistema utiliza a mesma metodologia do IBGE para o calculo de inflação.

Outro objetivo é demonstrar que a inflação dos alimentos no mercado varejista muitas vezes não condiz com os valores recebidos pelos produtores gaúchos. "Muitas vezes o governo quer segurar a inflação dos alimentos, ou seja, o preço ao produtor é derrubado para conter a inflação dos alimentos, mas isso não resolve o problema. Então nós criamos esse índice também com o objetivo de auxiliar o governo com mecanismos que possam contribuir para que eles façam políticas públicas voltadas para o agronegócio", declara Luz.

Segundo ele, em 2014 a inflação dos alimentos medida pelo IPCA subiu 8,03%, enquanto o preço pago ao produtor gaúcho sofreu uma deflação de 6,72% mostrando que muitas vezes os preços dos alimentos nas gôndolas são definidos pelos varejistas, que analisam o poder de compra do brasileiro, crescimento do PIB, inflação, crédito, entre outros.

"A inflação é um problema monetário, não se combate inflação fazendo leilão da Conab. O leilão da Conab é para garantir abastecimento, mas para combater inflação não funciona e esses índices mostram isso com muita clareza", afirma o economista.

De acordo com o IICP, os custos no acumulado de 12 meses tiveram uma elevação de 10,43%. E esses dados poderiam servir de base para o governo federal calcular novos valores de preço mínimo para diversos produtos, considera Luz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário