No mercado financeiro, impacto da situação da Grécia é imediato, porém, passageiro; índice de commodities cai 2%

Publicado em 06/07/2015 09:28
Mercado Financeiro: Resultado do referendo na Grécia pesa sobre os negócios desta segunda-feira (6) em todo o mundo. Reflexo são commodities em baixa e dólar se valorizando frente ao real e demais moedas. No Brasil, boletim Focus mostra inflação acima de 9% para 2015 e redução de 1,5% para o PIB. Já para o 2016, IPCA pode convergir para o centro da meta.

Em um resultado surpreendente, o voto pelo "não" venceu o plebiscito na Grécia neste domingo (05). Com a rejeição dos gregos a proposta de socorro financeiro dos credores internacionais, bolsas de todo o mundo operam em forte baixa na manhã desta segunda-feira (06).

Contudo, os impactos da crise grega devem ser passageiras, considera o economista Roberto Troster. A Grécia corresponde apenas 2% do PIB (Produto Interno Bruto) da economia europeia, e no "pior cenário a zona do Euro terá uma perda financeira, por conta das dividas que o sistema bancário grego possuiu com o resto da Europa", afirma.

Segundo ele, no curto prazo a Grécia deve fazer uma troca de euro por dracma - uma moeda que o governo pode emitir -, e posteriormente a população local terá que se adaptar a um padrão de vida inferior. "Eles estão condenando a Grécia um futuro menor do que estava sendo prometido antes”, afirma Troster.

O impacto das decisões gregas gerou uma queda de 2% nos índice de commodities na manhã desta segunda-feira, e "é razoável também esperar uma pequena desvalorização do real", afirma o economista, mas lembrando que a influencia sobre o mercado será momentânea.

 

Boletim Focus

Economistas de instituições financeiras reduziram a projeção de alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2016, depois de ter ficado inalterada por seis semanas seguidas. A nova projeção estima que o Índice chegue a 5,45%, contra 5,50% na projeção anterior.

Para Troster, essa projeção mostra um sinal de recuperação da economia brasileira, no entanto, a produção industrial ainda é um fator preocupante. De acordo com a projeção dos economistas, neste ano a produção da indústria deve cair 4,72%, contra 4% na projetado no último boletim.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário