Grande mídia desconhece gravidade das ações ilegais do MST e invasões continuam

Publicado em 25/08/2015 11:41
MST continua promovendo invasões, apesar do enfraquecimento do Governo Dilma. De outro lado a grande mídia permanece desconhecendo a gravidade dessas ações ilegais. Para explicar esse distanciamento da mídia, o jornalista João Batista Olivi recorre ao pensador suiço Alain de Botton para concluir que a falsa isenção dos meios de comunicação é que estimula as ações ileais do MST, lideradas por João Pedro Stédille. Acompanhem...

Apenas nas suas últimas semanas sete propriedade privadas foram invadidas por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em todo o país.

De acordo com informações no site do MST, o movimento mantém ocupações no estado do Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná e Minas, no entanto essas informações não são amplamente divulgadas pela grande mídia.

Na última semana um grupo de 1.300 famílias invadiu a propriedade de pesquisa da USP em Londrina (PR). A Fazenda Figueira, como é conhecida, é utilizada como um centro de pesquisa da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, de Piracicaba (Fealq), instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP).

Nesta semana a área onde está instalada a Fundação ABC, instituto voltado a pesquisa agropecuária para as Cooperativas Capal (Arapoti), Batavo e Castrolanda (PR), também foi invadida.

Para o jornalista João Batista Olivi, o líder do movimento tem buscado atingir áreas estratégicas do setor para chamar atenção a sua 'causa'. Além disso, essa isenção dos meios de comunicação é que estimula as ações ileais do MST, lideradas por João Pedro Stédille. "O pior inimigo da sociedade não é a censura, é o tédio", declara o jornalista ao ler um trecho do livro 'Notícias, manual do usuário' do pensador suíço Alain de Botton, que mostra como a grande mídia provoca o desinteresse do cidadão nos assuntos fundamentais, ao trocar o que é importante pelo supérfluo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

10 comentários

  • Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT

    O governo do PT não é governo do Brasil, é governo d'angola...tofraco, tofraco, tofraco...

    0
  • R L Guerrero Maringá - PR

    Três décadas de impunidade do MST... Três décadas de humilhação do cidadão brasileiro...

    0
  • luis fernando marasca fucks Giruá - RS

    Caro João Olivi, parabéns pelo retorno e obrigado pelos comentáros e análises, com informações confiáveis. Você tem me surpreendido frequentemente, pela coragem com que está abordando esses temas nevrálgicos que estão levando o Brasil a bancarrota...,

    Mantenha-se firme que, aqui desse lado, faremos campanha para mantê-lo firme no seu posto de jornalista e apresentador do programa Notícias Agrícolas.

    0
    • Jose Sanches Marin Santa Cruz do Rio Pardo - SP

      Caro João Olivi, bom retorno e parabéns voltou com força e coragem para denunciar

      movimentos terroristas como o MST.

      Caros brasileiros o MST não me surpreendeu, eles nunca quiseram terras para trabalhar só querem destruir o que a agricultura de bom, seus centros de pesquisas, desmoralizar professores e pesquisadores, desorganizar a produção nacional, pois acham que os agricultores abandonaram suas terras, infelizmente já está acontecendo.

      Por isso eles não vão parar por ai, esta dando tudo certo para eles, vão continuar destruindo centro de pesquisas, organismos entidades e públicas, por que seguem seu idealizador Lula, tem total apoio do partido que o criou e sustenta PT e tem pleno amparo legal de uma justiça covarde que já foi dominada.

      Agora pergunto por que ninguém faz nada??? por que vocês que estão reféns destes sequestradores ainda não colocaram o boneco Pixuleco na frente destas instituições para mostrar para o povo quem é o idealizador desta invasão, por que ainda não colocaram faixas preta de luto na frente destas entidades com pedido de socorro e com dizeres estamos na mãos de sequestradores.

      Se não demonstrarem ao povo o que esta acontecendo. devemos nos preparar por que o pior ainda estar por vir.

      Luiz Fernando Ferreira de Sá - Assis - SP

      0
  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    A logística e a organização dos sistemas produtivos para garantir a produção, armazenamento e distribuição dos milhões de toneladas de alimentos no Brasil é algo bastante complexo e exige a dedicação de profissionais competentes e comprometidos. É um dos sistemas produtivos mais bem organizados e eficientes deste país... e não é para amadores... A história mostra que em todas as ocasiões em que esse equilíbrio foi quebrado por decisões políticas equivocadas, tomadas por pessoas sem noção, o resultado foi catastrófico. Os exemplos mais emblemáticos aconteceram na Ucrânia e na China, onde os regimes comunistas promoveram a ruptura de sistemas de produção organizados, na tentativa de coletivizar as propriedades rurais. O resultado foi a queda vertiginosa da produção agrícola, que provocou a morte de dezenas de milhões de pessoas por fome e ainda impediu que milhões de crianças viessem ao mundo durante aqueles períodos. Stalin e Mao Tse Tung mataram muito mais pessoas que Hitler... É claro que não chegaremos a esse ponto no Brasil, mas é assustador a idéia de que se fosse dado poder absoluto a João Pedro Stédile é algo nesses moldes que ele poderia promover por aqui. É assustador que terroristas dessa espécie ainda tenham espaço para praticar os seus crimes impunemente e ainda com o apoio do poder público, com dinheiro arrecadado das próprias vítimas das invasões.

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Prezado João Batista, antes do meu comentário, gostaria de dizer que estamos felizes com a sua volta, com sua coragem de falar o que pensa, de defender uma classe que tem, na maioria de seus líderes, a pelegagem e o oportunismo dos cargos ocupados em proveito da própria projeção..., siga em frente JOÃO BATISTA, que Deus lhe conceda vida longa, saúde boa e língua de espada para cortar na alta estes falsos brasileiros e estes canalhas da política ... Com relação ao tema do MST eu gosto muito de citar o Xico Graziano que diz:" A verdadeira discussão não reside na obtenção de mais terra, o grande problema está em assegurar o caráter produtivo da capenga reforma agrária já realizada. Bote-se o dedo na ferida: os índices médios de produtividade dos assentamentos encontram-se abaixo dos verificados na agricultura de 1975. Sanar essa absurda fraqueza deveria ser a prioridade da reforma agrária. Qualidade, não quantidade. Fora disso, é mera luta ideológica. Do século passado"... Saudações mineiras,uai!

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Exatamente João Batista, você tocou num ponto fundamental: a grande midia age para desviar a atenção do público da realidade, com suas novelas, suas bobagens, com suas mentiras e falsidades.

    0
  • jose carlos de resende estrela do sul - MG

    Como pode um País ter um presidente considerado analfabeto como o LULA, aceitar e apoiar um movimento como o MST??? Tenho certeza que este presidente não é analfabeto e sim um desonesto, sem carater, sem formação ou melhor um terrorista. Fazer pânico com pessoas humildes, simples e trabalhador como é o povo do interior, é imoral... Pessoas estas que adquiriram seus bens com o trabalho e suor, muitas vezes de geração em geração, e ver um bando de vagabundos tomam seus bens sem trabalho ou sacrifício. Ai vem a pergunta: Lula é analfabeto ou desonesto? ou ainda a quem ele serve aos brasileiros natos ou a MAFIA COMUNISTA?. Haverá transformação ou guerra? O futuro dirá.

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      A grande mídia é financiada pelas propagandas do BB ..da caixa...e etc...logo só recebem as verbas das propagandas e troca de alguma coisa...olhem o canal rural..mudou um pouco a sua linha de atuação em relação ao MAPA..governo federal e olhe as propagandas que começaram a rodar....BB..caixa..etc..ou seja uma pelegada só..

      0
  • Lidugério da Rosa Gonçalves Casca - RS

    A isenção nos meios de comunicação sempre foi falsa. Direcionam os assuntos conforme sua ideologia ou interesses. Por que são contra a regulamentação? É pura balela esta estoria de quererem controlar a mídia.

    0
  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

    Dificilmente eles estariam invadindo fazendas se os proprietários pudessem estar ARMADOS, usando-as na defesa de suas propriedades. Veja que o Stédile é tão covarde que ele nunca aparece em qualquer das invasões. Ele sabe que se aparecer, motivaria alguém que lhe localizasse uma bala na fuça.

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Eduardo..o que facilita é a MANSIDÃO...FALTA DE ATITUDE.. da classe rural...tem um assentamento perto de meu sítio...no inicio peguei um assentado cortando caminho pelas minhas terras...mandei parar..não parou..bem aí pipocou..e nunca mais atravessaram sem pedir..e entre eles tem esta conversa...o gaucho é brabo...embora sou catarinense e com muito orgulho...então quem manda é o proprietario...

      0
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Só temos que primeiro, aplaudir, e, depois, nos dar as mãos...

    0