João Batista Olivi critica manifestações e a ineficácia do MP contra Lula

Publicado em 05/12/2016 17:22
Confira a entrevista de João Batista Olivi - Jornalista
... a impressão é que Lula pode escapar!

Podcast

João Batista Olivi critica manifestações e a ineficácia do MP contra Lula

Download

O jornalista do Notícias Agrícolas, João Batista Olivi, comenta a respeito das manifestações por todo o país neste domingo, destacando um temor em relação às pautas apresentadas nas ruas - as pessoas foram às ruas atendendo o apelo da equipe da Lava Jato, mas João lembra que o que ele temia está acontecendo: o fato de que os procuradores não possuem provas contra o ex-presidente Lula.

Em seu comentário, João critica a atitude dos procuradores de não desempenharem tempo e dinheiro necessários para conduzir as investigações e encontrarem as provas contundentes para realizar uma denúncia formal.

Ele lembra que um vídeo divulgado na Internet, quando Lula, em exposição para alguns intelectuais, deu a entender que a crise não foi criada por ele, o que João critica igualmente. No vídeo, Lula diz que o momento atual representa uma "desgraça", pois além dos processos que existem contra ele, a economia do país está quebrada.

João aponta que sua posição pessoal é contra o norte do socialismo, "que acha que a gente tem que dividir sem produzir", aponta. "Nosso alvo é não deixar o socialismo emperrar a roda da economia".

Atualmente, a situação preocupa. Ele diz que atualmente, a ruína da economia está dirigida por um homem fraco, que é Michel Temer - e que será necessário tentar descobrir quem será o brasileiro capaz de encontrar uma solução para o país.

Manifestações de domingo

João conta que não foi às manifestações de domingo porque "o norte estava errado". Ele contesta a incapacidade do Ministério Público de reunir provas necessárias, uma vez que, com o salário que recebem, têm "total condição de buscar as provas e provar".

Ele também alerta os produtores para terem cuidado com as medidas contra as quais estão lutando. Uma das medidas, se derrubada, pode dar força para os promotores ambientais aplicarem multas em propriedades. Pede, também, para que os produtores se lembrem de que é difícil vencer uma batalha contra a justiça.

Por fim, pede atenção para que se pense se realmente estão erradas as medidas que foram aprovadas pelo Congresso e que, agora, vão em votação para o Senado.

São elas as medidas:

- Criminalização do caixa dois - O texto torna crime a utilização de recursos não contabilizados formalmente em campanhas eleitorais. É importante ressaltar que a prática antes não era crime penal. Isto significa que agora caixa dois é passível de prisão.

- Torna corrupção crime hediondo, com regime fechado, sem fiança - Peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, corrupção ativa em transação comercial internacional, inserção de dados falsos em sistemas de informações, entre outros crimes, passam a ser enquadrados como hediondos o que significa prisão em regime fechado sem fiança.

- Criminazia a compra de votos, que anteriormente era apenas crime eleitoral - Compra de votos era crime eleitoral e a punição era multa, cassação de registro de candidatura e perda de mandato. Agora passa a ser crime a compra de votos com pena de 1 a 4 anos de prisão e multa. 

- Aumenta a pena de corrupção de acordo com o valor desviado - As penas para desvio de recursos serão aumentas de 7 a 25 anos de prisão.

- Acelera o processo de investigação - O texto aprovado dificulta as medidas que atrasavam o processo de investigação.

- Torna crime o abuso de autoridade contra qualquer cidadão brasileiro - A proposta prevê como crime o abuso a de autoridade que venha a ser cometido por juiz, promotor ou agente público contra qualquer cidadão brasileiro. Isto significa que qualquer autoridade que cometa alguma arbitrariedade, abuso de poder e atente contra o direito de legítima defesa e promova a manipulação da verdade contra qualquer cidadão brasileiro, poderá ser processado e a Justiça determinará que tem razão.

Por sua vez, as medidas reprovadas são:

- Impedimento da prática do habeas corpus - O habeas corpus é uma medida judicial que qualquer cidadão comum pode impetrar para impedir uma prisão arbitrária e/ou solicitar a liberdade de alguém que tenha sido preso injustamente. 

- Confisco de bens sem prova do ilícito - Caso esta proposta se mantivesse, poder-se-ia determinar o confisco do bem de qualquer pessoa sem a prova e ou julgamento para tal.

- Pagamento de delator com dinheiro de corrupção - A medida poderia permitir que delatores ficassem com 30 % do que foi surrupiado, recebendo pela delação com recursos da corrupção.

- Simular situação de corrupção para testar integridade de servidor - Esta proposta instauraria um regime no qual todos deveriam provar sua inocência antes de haver qualquer comprovação de crime. Nem a ditadura foi tão longe.

- Anistia de crimes de caixa dois - Esta proposta buscava perdoar quem havia praticado caixa dois e teria deixado impune pessoas que fizeram esta infração.


Marcos Montes, Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

    O que os Procuradores vão falar agora, saiu a verdade ! Juca vende emendas em vários governos, ficou claro, Lula deve estar rindo do Aécio e Temer. PMDB e PSDB a maior quadrilha começa aparecer, tem muitos delatores ainda, Na lista dos 240 tinham Juízes e Promotores ,tem que divulgar, o povo quer saber !

    3
  • Ronaldo Rego Petrópolis - RJ

    Por que sondar economistas esquerdistas? Eles querem exatamente o cáos. É o caldo de cultura do comunismo. Disfarçados como democratas, liberais, socialistas, etc. eles vão ganhando adeptos na mídia. Os governos proto comunistas que se instalaram após a abertura em 1982, tinham como objetivo (e ainda têm) comunizar o país. Tudo que vimos nesses últimos trinta anos, com o mundo cultural nas mãos deles, nas TV , nas redações de poderosos jornais, demonstram cabalmente as intenções de seguirem a cartilha gramsciana. Só os militares não viram isso até hoje, como se depreende pelo lamentável depoimento do chefe do exército. Será que as outras forças armadas concordam? Será que todos os comandantes do exército concordam? TODOS sabem quem é o chefão, o CAPO de tudo isso que ocorreu nos últimos 30 anos. O serviço secreto do exército já examinou "por dentro" o FÓRUM de São Paulo? Num país realmente democrático, essa organização seria colocada fora de lei. Assim como o partido que deu origem a ela. O próximo governo que se instalar no Brasil deverá levar em conta os EUA de TRUMP, assim como a ascensão da direita ao poder na França e em parte da Europa. Eles não vão querer negociar com uma nação dirigida por comunistas.

    0
  • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

    Até que fim em João Batista ! Os meninos chamam a TV e não mostra provas..., agora estão com medo, estão fazendo chantagem que vão sair fora. Isso é MEDO, Gilmar Mendes já deu numa comida de toco no Moro, falou que no cemitério tem bastante heróis ! Procuradores NÃO estão acima da Lei. Eu aprendi uma coisa com um Coronel, que nesse mundo esta cheio de cavalo voador, os meninos, como não provaram nada, estão querendo tirar o deles da reta !

    24
    • Claudinei Vilha Apucarana - PR

      Concordo com sua opinião, mas infelizmente estou achando que os meninos realmente nao tem provas

      4
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Moro caiu do cavalo, nenhuma testemunha acusou Lula, eu não estou defendendo o Lula

      8
    • Milton Galvao Junior Mamborê - PR

      Imagine se tivesse

      0
  • ADENIR STEFENON Guaíra - PR

    Que cara de pau esse Lula, hem??!!! muito útil suas explicações, João Batista... muito obrigado, abraços.

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Ele está desesperado Adenir, as pessoas esquecem o que a militancia do PT, paga, fez em Brasilia, colocaram fogo em carro, brigaram com a policia, quebraram tudo que encontraram pela frente. Os ingênuos pensam que é só pegar um bandidão como o Lula e colocar na cadeia. Fácil, os meninos da lava jato é que são incompetentes segundo alguns, esquecem que o STF protege o Lula, que até FHC é contra Lula na cadeia. E mais, metade do congresso é contra prender Lula por que quando ele for preso, vão todos.

      0
    • Milton Galvao Junior Mamborê - PR

      Realmente

      0
  • André Luis Pastorello do Amaral 4º Centenário - PR

    João Batista, parabéns pelas ponderações... Muito obrigado pelas explicações!!

    4
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    João, sou obrigado a repudiar fortemente essa posição, essa idéia de que o MPF quer com as dez medidas contra a corrupção, prender pessoas sem provas. Pois é exatamente isso que você diz, que não tendo condições de provar, querem prender sem provas e isso não é verdade. É trabalhoso contestar toda a reportagem, mas posso dizer que em relação ao habeas corpus, há um equivoco enorme aqui, o MPF não quer habeas corpus para suspeitos que tenham patrimônio não compativel com os salários e dinheiro em contas no exterior, esses tem que ficar presos para que a justiça recupere o dinheiro. É muito fácil, é denunciado e a justiça não pode manter preso, o sujeito some com o dinheiro, pega uns anos de cadeia e sai milionário? É isso que vocês querem, o sujeito é preso por corrupção, sai livre com um habeas corpus, coloca o dinheiro em outro lugar ou vende o patrimonio produto do roubo, muitos no exterior? Como é que recupera o dinheiro com os bandidos soltos? E essa é apenas uma objeção, posso falar também que das dez medidas contra a corrupção originais propostas pelo MPF, só duas foram aprovadas, as outras 8 foram desvirtuadas pela própria camara dos deputados. Você tem motivos para confiar em Marcos Montes, mas numa pré lista da delação da Odebrecht que recebi, o nome dele está lá, então tenho motivos para desconfiar. Não concordo e repudio veementemente.

    5
    • Marcos Carlotto Braga Itaqui - RS

      João, você é minha maior decepção dos últimos tempos, esse seu posicionamento prova que você tem uma lado e esse lado não é o do produtor, e sim o lado do seu Bolso, esse seu posicionamento me leva acreditar que você "bebe água nas orelhas" dos seus protegidos!!

      4
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Marcos..contesto suas colocações..o João neste caso está em sua maioria CORETÍSSIMO...quem atesta o contrario esta comendo pela mão de outros com principios errados sobre o assunto...exemplo a lava jata está anadando a mais de dois anos sem as leis citadas pelo MP..o judiciario é tao ou mais corrupto em todos os níveis que p executivo em legislativo e precisam de enqadramento quando agem de maneira errada...ou seja vai pro ralo 20 milhoes de impostos por ano para juizes que coemeteram crimes e foram aposentados com salario integral...olha o que disse um promotor da lava jato semana passada...ou aprovam do jeito que queremos ou vamos abandonar a lava jato...isto é chantagem barata de piá pansudo MARCOS..pagamos o salario do procurador e ameaça abandonar se não for do jeito que quer...ja imaginou se todos fizerem assim MARCOS..então poder demais a quem não está preparado gera isto...e o abuso de autoridade visa coibir isto...

      3
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Marcos...se voce como produtor rural deixar o gado na APP...voce vai pro xilindró...se a terra fosse de um juiz ou membro do judiciario seria aposentado com salario integral...

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      SENHORES !!! ... Estamos assistindo uma peça teatral, cada ator está tentando influenciar a plateia à seu modo. ... Como somos construídos culturalmente através dos conceitos certo ou errado, bom ou mau, bandido ou mocinho, as narrativas nos levam a julgá-los em uma das alternativas e, aí surgem os debates, não de ideias, mas de julgamentos que fazemos nos papéis dos atores, pois nós, na nossa condição de simples cidadãos em sua maioria, não dispomos de intelectualidade jurídica para opinarmos sobre a matéria do direito. ... Acho que é essa a questão que o Judiciário e o Legislativo estão nos confundindo. ... A questão maior é: ... tudo que aí está não dá mais... Como isso deve mudar é outros quinhentos... Sei que "Prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém" !!!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SR PAULO CONCORDO QUE ---NAO DISPOMOS DE INTELECTUALIDADE JURIDICA----MAS ESPERAR OITO ANOS PARA DECLARAR RENAM DE REU---FICA NITIDO QUE ESSE PESSOAL USA A INTELECTUALIDADE PARA NOS ENGANAR

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). Boa Sr. Carlo! ... Quando citei que a maioria, provavelmente, não tenha conhecimentos jurídicos para opinar sobre o imbróglio montado pelo legislativo e judiciário... Agora, quanto a demora do julgamento ... ESSE É O PREÇO QUE ESTAMOS PAGANDO DESDE O DESCOBRIMENTO ... A cultura do patrimonialismo do Estado e a estabilidade do establishment que vem sendo exercida durante séculos.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Meloni e Rensi...por isto que devemos incentivar e por gasolina nesta briga de poderes...pois é so desta forma que as verdades vem a tona...caso contrario um blinda o outro e nós pagamos a conta e passamos por idiotas..

      1
    • Milton Galvao Junior Mamborê - PR

      Sr. Marcos faço das suas a minha palavra

      0