Fungicida protetor será utilizado em larga escala em Primavera do Leste-MT na safra 2015/16 para o controle e redução de resistência da ferrugem

Publicado em 03/08/2015 13:16
Fungicida protetor será utilizado em larga escala em Primavera do Leste-MT na safra 2015/16 para o controle e redução de resistência do fungo da ferrugem na soja

Na safra 2015/16 sojicultores de Primavera do Leste, no Estado do Mato Grosso, irão utilizar em larga escala fungicidas protetores para realizar o controle e diminuir os riscos de resistência ao fundo da ferrugem asiática da soja.

A utilização de fungicidas multissítios já ocorre a mais quatro safras na região, e com os bons resultados obtidos na próxima temporada um volume maior de produtores irá aderir ao produto. Segundo Vitor Basso Montoro, pesquisador da Terra Pesquisa e Treinamento Agrícola, neste período foi possível observar "uma melhor eficiência no controle da doença, que consequentemente um ganho de produtividade no final do ciclo", explica.

"Além da questão de ser um fungicida protetor, por ter manganês e cobre na sua composição, ele ajuda também na questão nutricional, que no final das contas, resulta em um acréscimo de 4 a 5 sacas por hectare", afirma o pesquisador.

Diferente dos fungicidas curativos, os protetores como Unizeb Gold, possuem uma ação multissitio  em diferentes pontos do fungo dificultando o desenvolvimento de resistência ao produto. Além disso, os protetores devem ser utilizados em conjunto com outros principios ativos já existentes no mercado como as estrobilurina e triazóis, potencializando a ação desses produtos.

Contudo, Montoro afirma ser importante que o produto seja aplicado, sobretudo nos primeiros estágios do cultivo, para que ocorra melhor desempenho do fungicida no combate a doenças, pois "ele precisa estar na planta antes da doença ser instalada", pondera.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário