Cotações da soja em compasso de espera em Chicago aguardando relatório do USDA. Quadro de oferta pode melhorar

Publicado em 04/08/2015 17:41
Cotações da soja em compasso de espera em Chicago aguardando relatório de oferta e demanda do USDA. Quadro de oferta pode melhorar

Nesta terça – feira (04) o mercado da soja na Bolsa de Chicago teve um dia de recuperação, mas no final da sessão perdeu o fôlego e teve alguns vencimentos com perdas de até 6 pontos.
 
Para o analista Fernando Pimentel, com a espera do relatório do USDA, previsto para próximo dia 12, o mercado segue pautado pela tendência de uma recuperação climática. “Se olharmos para a soja, estamos acima da média dos últimos cinco anos em termos de condições de lavouras, e isso indica que se neste mês o clima for favorável, perdemos apenas do ano passado, mas ainda assim estaremos acima”, destaca.
 
Contrariamente do que se previam, com o excesso de chuvas em algumas lavouras, determinadas áreas deixariam de ser plantadas e consequentemente isso implicaria em uma redução na produção. Ainda segundo o analista, essa redução gira em torno de 1,5 milhões de acres, com cerca de 0,4 milhões de abandono, portanto os números vão impactar, porém a soja poderá recuperar na produtividade.
 
 “A safra não vai chegar a 108 milhões de toneladas, mas poderá chegar a 104 mi/t e esse número já atinge as expectativas do mercado. Dado as condições que o mercado tem hoje, e olhando os estoques nos EUA, diria que é baixista em termos de preço. Poderá também haver pressão nos preços e veremos isso no próximo relatório de qualidade de lavouras”, explica.
 
No entanto, o momento é crítico para as lavouras nos EUA, segundo ele, se houver algum estresse climático o contexto muda. O produtor deve ficar atento tanto ao relatório do USDA, quanto ao que sairá no mês de setembro - que consolida a safra americana. “Se seguir a previsão favorável, das chuvas alternadas com dias de sol, trazendo umidade para encher os grãos, a recuperação vai existir, mas caso isso não ocorra, os números poderão cair”, esclarece.
 
Dólar
 
A relação cambial com a soja é uma resposta imediata. Para o analista, a valorização do dólar frente ao euro, ao real e as demais moedas mundiais – como ocorreu na semana passada – empurram a soja, o café e a cana para baixo. “Valorização do dólar impacta o valor nominal das commodities do mundo inteiro. Único elemento que destoa é a carne, por razões históricas e por ser uma commoditie diferenciada. Dólar mais valorizado, commodities caem um pouquinho”.
 
Também segundo o analista, com a volta para baixo que a soja deu nas últimas semanas de U$ 0,80, trouxe dois aspectos: o cambial e o fundamental. “Não estamos tendo uma lavoura ruim. É importante entender que em 2012 a safra foi bem abaixo do esperado, mas olhando o gráfico de qualidade das lavouras, ela segue em terceiro lugar nesse momento em relação as cinco ultimas safras. Não está fora das condições históricas, e se agosto for bem favorável, a safra chegará perto da produtividade de 2014”.
 
Contudo, o analista orienta os produtores aqui no Brasil a tomarem cuidado com as fixações em reais e observarem atentamente as compras de insumos, fertilizantes bem como seus financiamentos. 
 
“O produtor do estado do Mato Grosso é diferente do produtor do Paraná e assim por diante. Para os que financiam suas lavouras em reais, houve um aumento no custo de produção em torno de 20% este ano, por isso ele deve tentar incrementar esta mesma porcentagem acima da média do ano passado. Se conseguir atingir essas metas o ideal é vender e não segurar muito”, orienta.
 
Já para os produtores que dolarizaram suas lavouras, a cautela é maior. “O custo dele não está fechado, não sabemos se vai aumentar 20%, por exemplo. A recomendação é que fixe a soja em dólar e vá aproveitando as oportunidades que o mercado semana após semana tem oferecido. Como cada dia temos uma surpresa na política, o produtor não deve olhar só Chicago, mas também Brasília”, indica.
 
China
 
Já para a nação asiática, o cenário segue complexo. Segundo ele, a China pode ter um crash igual ao nos EUA, em 1929. Esse fator pode não influenciar a dinâmica das compras, porém é mais um quesito influenciando a economia mundial e a volatilidade da moeda america.
 
“Para nós tem ficado cada dia mais claro que a China tem uma estratégia parecida com aquela na formação de estoque de algodão. Talvez ela esteja direcionando essa mesma estratégia para a soja e o milho, a fim de gerar grandes estoques para entrar em uma zona de conforto - por eventuais problemas climáticos, problemas de oferta, e etc. Eles já fizeram isso e chegaram a ter 65% do estoque mundial de algodão. Com isso, começaram a desvalorizar os demais estoques, e gerou um transtorno enorme para o produtor de algodão, fez inclusive o preço internacional despencar, porque quando você transfere totalmente o controle de preços mundiais para um único país - que tem interesse de comprar, trabalhar e manter o algodão em baixa, ele passa a dar as cartas no mercado e não mais o produtor rural”, explica Pimentel.
 
Diferente do algodão, a soja e o milho são perecíveis e não podem ser estocados por muito tempo sem que percam a qualidade. “Se olharmos, eles já possuem 90 mi de toneladas de milho e eventualmente podem construir um estoque de 30 mi de toneladas de soja. Com isso, eles podem criar um mecanismo de reciclagem desse estoque estatal, de maneira que a soja e o milho não fiquem velhos, e consequentemente entram em uma zona de conforto e seguem pressionando os preços dentro de um ambiente fundamentalista – mercado que analisa a oferta e demanda”, destaca.
 
Da mesma forma, para Pimentel, o Brasil também segue com especuladores de mercado técnico. “O efeito deles é de curto prazo e não conseguem sustentar os preços irreais. Ele até ajuda o produtor por um período, mas ele deve estar atento aos movimentos nas compras de soja da China, por exemplo,”, finaliza.


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Nandra Bites e Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário