Suspensão de pagamento de royalties da soja Intacta na moega pode resultar em quebra de protocolo de certificação e problemas com a China

Publicado em 04/08/2015 17:52
Suspensão de pagamento de royalties da soja Intacta na moega pode resultar em quebra de protocolo de certificação e problemas de comercialização com a China
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dener Jordão Nova Esperança - PR

    DESCULPEM A SINCERIDADE MAS, EDUARDO PORTO, QUANDO NAO SE TEM CONHECIMENTO QUE NAO PUBLIQUE.... O AGRICULTOR NAO MUDA A TRANSGENIA APENAS REPLANTA A SEMENTE SALVA... QUE PALAVRAS TOLAS E A FAVOR DA MONSANTO!!... QUANTO NAO TEM SE CONHECIMENTO POR QUE NAO TE CALAS??!!.....

    0
    • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

      Senhor Dener Jordão, respeitosamente, me parece que o Senhor não compreendeu devidamente o assunto. Assumo que a explicação dada pode não ter sido clara, até porque o assunto reveste-se de certa complexidade e estou longe de ser um apresentador profissional.

      Porém, em nenhum momento mencionei "mudança de transgenia" conforme o Senhor descreve. Realmente não sei de onde o Senhor extraiu isso.

      Em segundo lugar, o posicionamento literalmente não é favor da Monsanto e também não é favor das entidades de classe que ingressaram com a ação.

      A chamada de atenção se refere ao risco elevado de retaliação por parte da China e as repercussões econômicas negativas que o caso poderá provocar.

      Trata-se de um risco concreto. Quem conhece um pouco de comércio internacional, de economia e algo da história ocorrida nos últimos anos em que a China passou a ser um player no mercado de Soja, poderá vislumbrar essa questão de maneira mais clara.

      O Senhor menciona que há "tolice" da minha parte, pois admito que haja a possibilidade disso e agradeceria muito que o Senhor me apontasse os erros de maneira clara.

      A razão da publicação reflete unicamente a minha preocupação legítima e baseada em fundamentos que estão a disposição de quem se dispuser a verificar.

      O espaço do Notícias Agrícolas é extremamente positivo por isso.

      Estou certo de que seu o valioso conhecimento sobre este assunto será muito apreciado por todos que acompanham o site. Nesse sentido, lhe convido a compartilhar a sua visão de maneira aberta. Certamente, que encontrará enorme interesse, pelo menos da minha parte em aprender consigo. Esteja certo que não lhe chamarei de tolo, ainda que discorde do Senhor, tampouco lhe mandarei calar a boca.

      0
    • Dener Jordão Nova Esperança - PR

      Eduardo sou plantador de semente, sou comprador de semente de cooperativa. Alias cooperativa vende a semente para os outros plantar que como eu muitos plantam para cooperativa. Não tem como falar em risco de retaliacao por parte da China. Pois somente utilizam de sementes salvas que sao as mesmas que plantamos para cooperativa. Não tem produto especial, não tem cuidado especial, é o mesmo cuidado e produtos para producao de graos. Não existe diferença nenhuma entre uma e outra. Como poderia dizer que poderia ocorrer retaliacao chinesa. O que ocorreu se vc se recorda quaando foi barrado o navio na china foi porque misturarm soja graos com soja que foi tratada com carbendazin para ser plantada. Algum agricultor que se achava esperto, nao usou no plantio e misturou essa soja e enviou para algum entreposto e essa soja acabou na China. Sobre a pratica internacional, ai sim, fica mais fácil falar. Pois se a nossa soja tivesse Certifição Internacional, com um plus no valor de mercado, propriedades certificidas ambientalmente apta para exportarem, com um relatorio por talhao, de tudo usado, de onde veio a semente(rastreada). Agora semente salva de moega, a mesma que eles compram, a mesma que o plantador de semente utiliza, a mesma soja que é moida e utilizada para fazer racao para gado e oleo. Que retaliacao seria essa Chinesa..... Por isso que falei da mudanca da trangenia que seria unica forma de em testes a China falar olha essa soja nao é a mesma. Não vou comprar.....

      0
    • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

      Senhor Dener Jordão, lhe agradeço por haver respondido.

      A variedade Intacta foi liberada para comercialização há cerca de 2 anos por aqui e durante algumas semanas houve incerteza em relação a aprovação da semente na China.

      Quem compra semente certificada e segue o procedimento determinado pela Monsanto no que se refere a rastreabilidade, não precisa pagar absolutamente nada a mais. Nesse contexto, inclui-se o percentual a que o produtor tem direito de reservar para o replantio e também eventuais diferenças de produtividade que possam haver entre o que foi adquirido em termos de semente e o que foi entregue em grão. O sistema da Monsanto é bastante claro nesse sentido. A comercialização mundial, não só de Soja, mas de vários produtos alimentícios está incrementando a adoção de um conceito denominado de "Identidade Preservada". O sistema da Monsanto, me parece estar alinhado a essa exigência dos mercados consumidores. Existe a necessidade de adaptação por aqui.

      Por outro lado, como enfatizei no Artigo, meu objetivo não é discutir se o valor cobrado pelas sementes é alto ou baixo. Isso compete a cada produtor avaliar.

      Discordo totalmente da pirataria e do desrespeito a propriedade intelectual que vigoram no Brasil. Assim como não concordo com o uso indiscriminado da Justiça para abordagens de cunho político-ideológico, quando as regras do jogo são as de Mercado.

      No que se refere a questão da China, me permitirei insistir na discordância com o Senhor, pelos motivos que passo a expor a seguir.

      Todo e qualquer Exportador, independente do porte, para poder comercializar 1kg ou 1 navio inteiro de Soja para a China, deve requerer através da empresa detentora da semente um registro que habilita os embarques e que é emitido pelo MOA - Ministério da Agricultura da China. A anuência ocorre exclusivamente através da empresa de biotecnologia. O comprador, a sua vez, também deve estar devidamente registrado no mesmo órgão.

      Cada embarque é objeto de uma autorização prévia e deve acompanhar uma extensa documentação. De que forma uma empresa poderia dar conformidade a um carregamento, cuja origem ou mesmo conteúdo pode eventualmente não corresponder ao que ela tem aprovado no País de destino?

      Todos os carregamentos para China são submetidos a amostragem por parte do Departamento de Quarentena e são liberados apenas quando o conteúdo está plenamente de acordo com a legislação e a documentação do embarque. É um fato conhecido no mercado que a China não adota os mesmos critérios das autoridades brasileiras, americanas ou argentinas para a liberação de uma variedade transgênica. Essa situação já trouxe enorme insegurança para as empresas sementeiras e exportadoras em relação a falta de sincronia entre as regiões produtoras e a principal compradora. A China adota a política de "zero tolerância" em relação a transgênicos não liberados e também no que se refere a carregamentos que apresentem discrepância entre o conteúdo e a documentação. O Senhor menciona que não há necessidade de que se tome cuidados especiais em relação a Soja Intacta, porém não é que o recomenda a Federação da Agricultura do Paraná - FAEP (veja o link: http://www.sistemafaep.org.br/monsanto-esclarece-sobre-tecnologia-intacta-rr2-pro.html).

      O assunto deve ser analisado de maneira ampla, levando em consideração não apenas os interesses isolados de uma parte da cadeia de fornecimento, mas de todos os envolvidos.

      0
    • Dener Jordão Nova Esperança - PR

      Novamente caímos no mesmo ponto. Soja INTACTA que foi liberada para plantio porque foram pagos os royalties. Nesse ponto foi aprovado o plantio eu posso plantar, posso vender, pode ser exportado para qualquer país que aceite a comercializacao da SOJA INTACTA, a qual foi desenvolvida com tecnologia da Monsanto, a qual foi paga na compra da semente em um custo de SETE vezes o custo do KG no mercado, pela tecnologia implantada. Essa mesma soja o agricultor compra a tecnologia, paga o valor aferido pela tecnologia. A partir do momento que ele comprou a tecnologia pagou, salva semente. E planta a mesma semente. Voce fala que a tolerancia zero da China. O que é isso. Olha o inicio do seu comentario, voce esta advogando para Monsanto. Não é possivel voce utilizar comentarios que continuam tendo nexo. Soja INTACTA é soja INTACTA em qualquer parte do mundo, e só é aceita como soja INTACTA, e cada país tem suas leis a respeito da entrada e sua utilizacao. Tanto a China, tanto os países europeus. Volto a frizar somente deixa de ser variedade INTACTA se mudar a trangenia da mesma. Pois essa trangenia ja foi aprovada e registrada. Agricultor que salva sua semente não muda trangenia. Essa semente ja foi aprovada e regitrada INTACTA. Se seu comentario fosse de soja trangenica e não trangenica. Aí sim tem países que não aceitam a soja trangenica. Mas estamos falando de UMA SÓ TECNOLOGIA, que aprovada e registrada pela Monsanto, tanto aqui como na China. Esse teste que vão fazer na soja, é como fazer um teste em um animal que recém-nascido concebido de forma natural, para saber se sua mãe tem o mesmo DNA que o seu. Não a lógica. Mas fique tranquilo seu comentário a favor da Monsanto mostra seu lado. Não vou mais delongar a respeito disso, pois sabemos dos nossos direitos e como existe a pressão das grandes multinacionais. Seu comentário concordo plenamente que também sou contrário a pirataria e o desrespeito a propriedade, mas não é isso que estamos debatendo, pois são semente salvas que o agricultor comprou a semente patenteada, virando proprietário da mesma(alias o desrespeito a propriedade também caberia aqui, pois a Monsanto está desrespeitando a propriedade do agricultor). E sobre o uso indiscriminado da Justiça, se você tem um direito seu violado, você não vai fazer nada. Constituição Federal - DIREITO DE AÇÃO - A Constituição Federal reza que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito" (art. 5º, XXXV). Trata-se, pois, da consagração constitucional do direito, princípio ou garantia de acesso ao Poder Judiciário (à justiça), da inafastabilidade da jurisdição ou da proteção judicial efetiva. Ainda bem que existe direitos e deveres. ASSIM O MESMO DIREITO DE PROPRIEDADE SERVE TANTO PARA O AGRICULTOR COMO PARA A MONSANTO.

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Concordo com Denis Jordam. Um navio que esta com soja intacta que foi produzida com sementes adquiridas esta contaminado independe da soja ter sido adquirida de produtores que a produziram sejam os que adquirieam ou salvaram.

      0