Começa a colheita no Brasil central, e a soja mostra vigor em Cristalina/GO

Publicado em 29/01/2016 09:32
Soja no ponto dá nova esperança para os agricultores. Mas, e o restante do país?

Com a abertura oficial da colheita de soja - que neste ano ocorre em Cristalina (GO) - os produtores começam a contabilizar a produção deste ano que foi marcada por adversidades climáticas.

A safra 2015/16 iniciou com atraso pela falta de chuva no Centro-Oeste e o excesso de precipitações no Sul. Enquanto as lavouras, no Mato Grosso, Goiás e Matopiba foram plantadas praticamente "no pó", as plantas no sul do país eram semeadas em meio à grande concentração de água no solo.

Diante desse cenário, as projeções iniciais indicavam reduções em praticamente todos os estados brasileiros, mas as chuvas retornaram com regularidade a partir de dezembro e a soja pode se recuperar em muitas localidades.

O jornalista, João Batista Olivi, lembra que o clima é cíclico e assim como tivemos uma safra de poucas precipitações no Centro-Oeste e grandes volumes no Sul, houve outras ocasiões onde o cenário era diferente e, certamente as condições climáticas continuaram sofrendo alterações ao longo dos anos.

"O que não podemos abrir mão, no entanto, é da reserva de água, nos preocupar com a seca, enchentes, solo, enfim temos que aprender a lição desses últimos anos para continuar evoluindo", ressalta Olivi.

O jornalista lembra ainda que "os problemas não cessam, mas também não deve cessar a vontade de superá-los", acrescente. Além disso, é preciso acreditar nas mudanças e melhoras no país, pois "não é só a agricultura que será a solução do Brasil, nós precisamos acreditar no nosso país. Chega desses falsos lideres, e chega de tanto sofrimento para o povo brasileiro", declara João Batista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    O Sr. Meloni fez um comentário muito pertinente em que ele compara o produtor que vende o voto e passa a defender a vagabundagem por um financiamento de "tratorzinho", nas palavras dele, um bolsa esmola ou qualquer coisa do gênero, sem no entanto poupar lideranças porcas como Kátia Abreu, Blairo Maggi, para citar somente os mais ricos, uma por cargos e poder, outro por alguns bilhões. Deixo aqui a resposta de um pirata pé de chinelo que andava assaltando nos mares controlados por Alexandre o grande, para o próprio Alexandre.

    "Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo Mar Eritreu a conquistar a Índia, e como fosse trazido à

    sua presença um pirata que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de

    andar em tão mau ofício; porém, ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim. ? Basta, senhor,

    que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? ? ...

    Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o

    roubar com muito, os Alexandres.

    Mas Sêneca, que sabia bem distinguir as qualidades e interpretar as significações, a uns e outros definiu com o mesmo nome: "Eodem loco pone latronem et piratam, quo regem animum latronis et piratae habentem"... "Se o Rei de Macedônia, ou qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata, o ladrão, o pirata e o rei, todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome".

    [Fragmento do Sermão do bom ladrão, de Pe. António Vieira]

    2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Ainda Pe. Antonio Vieira: "Suponho finalmente que os ladrões de que falo não são aqueles miseráveis, a quem a pobreza e vileza de sua fortuna condenou a este gênero de vida, porque a mesma sua miséria, ou escusa, ou alivia o seu pecado, como diz Salomão (?).O ladrão que furta para comer, não vai, nem leva ao inferno; os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões, de maior calibre e de mais alta esfera, os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento, distingue muito bem S. Basílio Magno (?). Não são só ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa: os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. ? Os outros ladrões roubam um homem: estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco: estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam".

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Rodrigo, faltam-me palavras. Hoje assisti a um vídeo onde o acusado na Operação Lava Jato José Dirceu diz ao Juiz SÉRGIO MORO: "Sem falsa modéstia R$ 120 mil (por mês) é irrisório"!! Ele é um "bandido magnata", sua influência nas demais camadas da facção deve valer muito mais, na sua concepção de psicopata político. Sinceramente não sei o que dizer !!!

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Assisti também Sr. Rensi, é revoltante ouvir o promotor perguntar,..."e os voos dos jatinhos, quem pagava? E ele respondia, fulano de tal pagava por que era meu amigo. E a reforma do sitio em Atibaia que custou 1,5 milhão, e ele respondia, nem sei direito, o que é que tem demais um amigo querer pagar a reforma? Outra coisa que me chamou a atenção foi ele conhecer, pelo menos diz conhecer, a legislação de quase todos os países do mundo, só não conhece a legislação brasileira o "miserávi". O que posso dizer é que não passa de um cretino criminosos querendo passar a imagem de santo. E esse foi um dos vagabundos que nossa "elite" bajulou. Pela categoria do bajulado tem-se idéia dos bajuladores.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Concordo em gênero, número & "GRAAL" !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Rodrigo, acho que a reforma da casa foi em Vinhedo, inclusive conheço o condomínio, "CHIQUE NO ÚRTIMO" !!!

      1
  • dejair minotti jaboticabal - SP

    João Batista, sou mais velho que você, passei por diversas fases deste país e por isso digo que, infelizmente, isso não irá mudar. O PSDB, um partido de elite arrogantes (quando o molusco diz zelite é deles que fala), este partido permitiu, ou ajudou os petralhas chegarem ao poder. A guerra de vaidades entre Serra e FHC ajudou o Ali baba chegar onde chegou..., hoje com a Bolsa Miséria eles já partem de 30 milhões de votos de frente, e nas escolas primarias onde os mestres ensinam as crianças princípios comunistas, o Garcia top top assegura a influencia dos bolivarianos sobre esta nação, vamos atravessar um período de dificuldades à procura da terra prometida..., espero que o sapo barbudo e sua turma não estejam lá.

    2
    • Carlos Francisco ipiranga do norte - MT

      Djair. O certo eh que temos que mudar, e com pt , pmdb ,marina näo da . Entao sobra quem quem :pmdb.

      8
    • Carlos Francisco ipiranga do norte - MT

      Corrigindo psdb .

      9
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Dejair, João Batista está certo, e a mudança já está ocorrendo e não graças aos produtores e seus lideres. Por isso é válido o apelo do João Batista, e esse tipo de comportamento, tá bom né, o dólar nas alturas, tô ganhando enquanto todo mundo perde, então f....., então quero fazer coro ao João Batista e dizer que todos aqueles que tem confiança no taco devem se unir à parte da sociedade que valoriza o trabalho e a honestidade, para combater os criminosos e não tomar essa atitude passiva de dizer que nada vai mudar.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Senhores ! A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, reza no Art. 1º, Parágrafo único: TODO O PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES OU DIRETAMENTE, NOS TERMOS DESTA CONSTITUIÇÃO.

      Vejam que ela "reza": que o exerce por meio de seus representantes OU DIRETAMENTE. O que isso quer dizer? Que a maioria da população tem sim o poder de tirar essa escória do poder. Aí que vem o mais importante, deve-se criar mecanismos para que essa orgia dos bens públicos deixe de ser realizada. Muitos países do mundo têm diversos procedimentos que reduzem a pratica dos maus políticos. NÃO ADIANTA TIRAR "A" E COLOCAR "B", POIS NÃO EXISTEM MECANISMOS PARA DIMINUIR OS ROUBOS.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tudo bem Sr. Rensi, mas como é que vai criar e aprovar esses mecanismos sem tirar a escória do poder?

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Rodrigo, sinceramente minha percepção da realidade é restrita ao meu horizonte. Acho que essa e, outras perguntas devem ser feitas aos luminares lideres da sociedade. Sou um simples matuto e, não possuo a "verdade". Uso esse espaço para exprimir minhas opiniões, que são falíveis.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Jamais farei essa pergunta aos "luminares", que para mim são "caganares", prefiro discutir com matutos, que considero meus iguais. Tambem fico angustiado e não tenho as respostas, e quando as tenho não possuo suficiente capacidade de expressa-las, mas tenho inimigos politicos, e urge derrotá-los.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). A pluralidade é um principio natural e, como já dizia Nelson Rodrigues: TODA UNANIMIDADE É BURRA ! Não procuro a unanimidade, tento ser um espécime adaptativo mas, conceitos fundamentais me prendem e me tornam um ermitão. pois não consigo frequentar um ambiente onde "ladrões" disfarçados são vistos como "inteligentes". Sim, pois toda sociedade agrega muitas mentiras e, nessa sociedade consumista, aqueles que conseguem amealhar mais bens são tidos como "inteligentes", não interessando quais meios foram usados.Aqui na minha cidade tem uma raça de "passarinhos manso de gaiola", pois já foram presos e, desfilam nas ruas com carros importados, fazem festas milionárias e, são acolhidos pela elite dourada. Chamo de "elite dourada", pois são pessoas que dão valor as pessoas que ostentam jóias douradas, não interessa se são de ouro, pois TUDO É FALSO, AS PESSOAS, AS JÓIAS E, O MUNDO EM QUE ELAS VIVEM !!!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Djair...quando um partido fica muito tempo no poder quem perde é o povo,pois formam-se castas para roubar...mal gerenciar...enfim quase nada fazem..e isto independe do partidos...por isto que o POVO BRASILEIRO tem aprender e enxergar a verdade e não o que pregam os meios de comunicação e a propaganda dos governos e MUDAR RÁPIDO via voto...ou seja a alternância de poder é salutar e benéfica a população...olha os exemplos que voce cita do PSDB..e olhemos o que o PT vem fazendo depois do primeiro mandato do lula...

      0