Em Nova Mutum (MT), produtores iniciam colheita da soja e produtividade gira em torno de 30 scs a 50 scs/ha

Publicado em 01/02/2016 11:43
Soja: Chuva ainda preocupa, já que pode afetar a qualidade do grão. Além disso, produtores estão apreensivos em relação aos contratos feitos anteriormente. No caso do milho, perspectiva é que cerca de 40% da produção seja cultivada fora da janela ideal em Nova Mutum (MT).

Podcast

Em Nova Mutum (MT), produtores iniciam colheita da soja e produtividade gira em torno de 30 scs a 50 scs/ha

Download

 

Os produtores da região de Nova Mutum (MT) iniciaram a colheita da soja e, a irregularidade na produtividade é que tem marcado a safra 2015/16. A falta de chuva e altas temperaturas no início do plantio, prejudicou o desenvolvimento da cultura.

De acordo com o produtor rural do munícipio, Paulo Roberto Martinazzo, em algumas áreas estão sendo colhidas 30 sacas por hectare, enquanto que em outras lavouras a produtividade chega a 50 scs/ha.

Após o início de safra complicado, e com reflexos ainda indefinidos, o produtor também começa a se preocupar com a chuvas que chegam a região no período da colheita.

"A preocupação existe porque sabemos que o Mato Grosso nesta época chove muito, e a previsão é de que ela não pare tão cedo, mas por enquanto ainda não temos perda por conta do excesso de chuva, só que se continuar assim provavelmente teremos problema", pondera o produtor.

Se a chuva persistir nos próximos dias poderemos ter redução na qualidade da soja, com grãos ardidos no campo.

Além disso, os produtores também seguem apreensivos para o resultado da colheita, uma vez que o Estado comercializou um grande volume da safra antecipadamente.

Milho

Com o preço em alta, os produtores estão com projeções positivas para o cultivo do milho segunda safra. Ainda assim, segundo Martinazzo, cerca de 40% da produção terá que ser plantada fora da janela ideal, por conta do atraso na safra da soja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário