Colheita avança no PR e soja terá produção recorde, acima de 18 milhões de toneladas, mas número ficará abaixo do potencial da safra

Publicado em 04/02/2016 11:01
Enquanto plantio da segunda safra de milho avança, colheita de milho verão tenta pegar ritmo. As duas safras devem produzir mais de 15 milhões de toneladas

A colheita da soja 2015/2016 no Paraná alcançou 17% da área estimada em 5,262 milhões de hectares, o que corresponde a 891.830 hectares, conforme levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral).

Esse percentual corresponde a uma evolução de 10% na última semana, quando a colheita havia sido concluída em apenas 7% da área. No entanto, nesta semana o avanço de uma frente fria provocou mais chuvas no Estado, comprometendo o andamento dos trabalhos de campo.

Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, apesar de dificultar a colheita, as chuvas foram benéficas para algumas regiões. "Como choveu muito no inicio do ciclo, as plantas não desenvolveram a parte radicular plenamente. Então se houver uma estiagem, ou calorão muito forte a planta vem a sentir, e isso já estava acontecendo em algumas regiões", explica.

Assim, a irregularidade climática trouxe redução na produtividade estimada inicialmente em 3,500 quilos por hectare na média do estado. Com 17% da área colhida observa-se um rendimento de 3,380 quilos por hectare, ligeiramente abaixo da projeção preliminar, mas acima da média da safra passada.

Com isso, o estado ainda pretende colher uma safra recorde de 18 milhões de toneladas, superando os 17 milhões de t na safra 2014/15.

No boletim do Departamento, divulgado na terça-feira (02), da soja que ainda está no campo, 44% das lavouras estão em maturação - próximas do ponto de colheita - e 40% estão em frutificação. Além disso, 83% das plantações encontram-se em boas condições.

Milho Verão

A colheita do milho verão atinge 10% da área plantada, que este ano é de 425.471 hectares, ante 6% uma semana antes.

Apesar do excesso de chuvas, Garrido afirma que as lavouras de milho sofreram menos impacto que a soja. Com isso estima-se que a produção chegue a 3,6 milhões de toneladas, com produtividade de 8.500 quilos por hectare.

A redução de quase 1 milhão de toneladas, é reflexo na menor área plantada que chega a 22% nesta safra em comparação a 2014/15. Do lado da produtividade, no entanto, o volume deve ficar bem próximo a média anual do estado.

Milho Safrinha

Com investimento da soja na primeira safra, boas partes dos produtores devem apostar no milho safrinha a partir de agora. De acordo com os levantamento do Deral, espera-se uma área de 2 milhões de hectares, 5% a mais em relação a 2014/15, e aumentando em 2% a produção.

"Essa é uma área que já plantamos cerca de um terço (30%) até o final da semana passada, e as perspectivas são positivas dependendo apenas do clima", destaca Garrido.

Iniciando o plantio, os produtores também estão animados com os preços do cereal que vem em uma escalada neste inicio de ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Região de Ivatuba, próximo a Maringá, com produtividades pouco maiores que ano anterior. Porém lucratividade, com certeza, ligeiramente menor...

    5
    • leandro frizzo São Miguel das Missões - RS

      Produção recorde? A velha história de sempre

      3
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Caro Leandro Frizzo: Não sei o porquê de "velha estória"? Aqui não tivemos problemas climáticos, os solos de nossa região são super privilegiados, plantamos um pouco mais cedo e mesmo assim teremos uma lucratividade menor, apesar do aumento de tecnologia.

      6
  • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

    Alguém está mentindo. Ou mentem agora ou mentiram ano passado... 9 em cada 10 agricultores afirma que colheram até agora uma produtividade inferior aquela obtida na safra passada. A não ser que as regiões que ainda não colheram tenham um aumento de 30% em relação ao ano passado, não existe maneira de a safra paranaense ser maior que a de 2015.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu acho que previsao e' previsao, a previsao e' um CHUTE e CHUTE nao pode ser considerado mentira.--Eu entendi que o jornalista ao dizer ABAIXO DO POTENCIAL esclareceu que a produtividade sera' menor.

      0