Período pós eleições nos EUA pode trazer novas oportunidades de negócios para o produtor de soja

Publicado em 28/10/2016 17:01
Mercado financeiro pode influenciar movimento de alta do dólar e proporcionar ganhos para soja em reais

Nesta sexta-feira (28), a Bolsa de Chicago (CBOT) fechou com quedas de 12 a 13 pontos nos principais vencimentos para a soja, embora a oleaginosa ainda esteja sustentada a US$10 o bushel.

Para o analista Fernando Muraro Jr.,  da AgRural, a semana foi considerada boa na avaliação geral para os negócios na soja. No dia de hoje, um fator que pode ter influenciado os movimentos negativos foi a informação de que o FBI irá reabrir o caso dos e-mails de Hilary Clinton, candidata à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata, "mas o pano de fundo foi uma liquidação depois de uma semana muito positiva para a soja", explica.

Ele lembra que se o mercado continuar nesse nível de preços, ainda possui fôlego para subir, uma vez que há uma "disputa forte" entre a maior safra da história dos Estados Unidos e um ritmo de consumo "alucinante" por parte da demanda chinesa, já que Brasil e Argentina ainda estão fora do mercado até o momento.

O consumo chinês, como destaca o analista, é 25% superior ao mesmo período do ano passado. "O que a gente precisa ver é mais flashes de mercado para sustentar o mês de novembro", aponta. Até o presente momento, os americanos já venderam 61% do volume estimado para a exportação, sendo o quinto ano mais rápido de exportação dos Estados Unidos.

Em breve, os olhos do mercado internacional começam a se virar para o clima na América do Sul, como detalha o analista. No Brasil, já há 41% de área plantada em comparação com 29% da última semana. O ritmo se mantém acima da média por conta dos estados do Mato Grosso e do Paraná.

Ele aponta que, até o presente momento, não é favorável realizar negócios em reais. Na primeira semana de novembro, as eleições americanas podem trazer um movimento "muito perigoso" ao mercado financeiro americano, pois a briga entre Republicanos e Democratas respinga sobre Wall Street. "Hoje foi só uma pílula essa questão da reabertura do caso [de Hilary Clinton]. Na semana que vem, a carga vai ser pesada", afirma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário