Empresas chinesas vencem mais concorrências para explorar petróleo e gás no Iraque

Publicado em 12/05/2024 13:23 e atualizado em 13/05/2024 07:28

Logotipo Reuters

BAGDÁ (Reuters) - Empresas chinesas venceram mais cinco licitações para explorar campos de petróleo e gás iraquianos, disse o ministro do petróleo do Iraque neste domingo, enquanto a rodada de licenciamento de exploração de hidrocarbonetos do país do Oriente Médio continuava em seu segundo dia.

As empresas chinesas foram os únicos participantes estrangeiros a vencer licitações até agora, obtendo licenças que cobrem 10 campos de petróleo e gás desde sábado, enquanto a empresa curda iraquiana KAR Group obteve duas.

As licenças de petróleo e gás para 29 projetos no total visam principalmente aumentar a produção para uso doméstico, com mais de 20 empresas pré-qualificadas, incluindo grupos europeus, chineses, árabes e iraquianos.

O Iraque pretendia que esta rodada de licenciamento - a sexta do país - aumentasse em particular a produção de gás natural, que pretende utilizar para acionar centrais elétricas que dependem fortemente do gás importado do Irã. Contudo, não foram apresentadas propostas em pelo menos dois campos com grande potencial de gás, o que poderia prejudicar esses esforços.

Também, especialmente, nenhuma grande petroleira dos EUA participou, mesmo depois de o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia, ter se reunido com representantes de empresas norte-americanas numa visita oficial aos Estados Unidos no mês passado.

Entre os prêmios específicos, a CNOOC Iraque, controlada pela China, ganhou uma licitação para desenvolver a exploração de petróleo do Bloco 7 do Iraque, que se estende pelas províncias de Diwaniya, Babil, Najaf, Wasit e Muthanna, no centro e no sul do país, disse o ministro do petróleo, Hayan Abdul Ghani.

(Por Moayed Kenany)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário