Açúcar: Disco quebrado

Publicado em 16/05/2011 09:34
O mercado de açúcar em NY fechou em alta em todos os meses de vencimento, com variações entre 12 e 22 dólares por tonelada. A semana foi de altos e baixos, com muita oscilação de preços, um verdadeiro transtorno para quem trabalha com ordens stops. O contrato de açúcar com vencimento para julho de 2011 iniciou a semana derretendo até 20,57 centavos de dólar por libra-peso para no dia seguinte bater em 22,25, e dois dias depois descer para 20,61 para na sexta-feira novamente negociar acima de 22,10. Haja estômago e dinheiro para essa montanha russa.

Mercados variam muito quando estão sensíveis a quaisquer noticias, que normalmente acabam tendo seu efeito superdimensionado, seja para que lado for. Exageram na alta (36 centavos de dólar por libra-peso, quando então se falava em 45 centavos) e exageram na baixa (13 centavos de dólar por libra-peso vistos em maio do ano passado que podiam virar 9 centavos muito rapidamente). A conversa é que muitos bancos estão acreditando que as commodities deverão se recuperar no segundo semestre deste ano. A performance acumulada neste ano mostra já uma neutralidade depois do derretimento que assistimos nas ultimas semanas. Na alta anual estão a prata (14,2%), o café (11,7%), o suco de laranja (11,2%), o petróleo (8,7%) e o milho (8,4%). Na baixa, adivinhe quem lidera? O açúcar com queda de 33,2%, seguindo de longe pela aveia (12,6%), cobre (9,9%), trigo (8,4%) e soja e farelo (4%).

Os fundamentos que justificam (?) a queda do açúcar são, entre outros, a melhora incrível da safra na Tailândia. Mas o que dizer do inicio decepcionante da safra no Centro Sul? As quedas recentes sugerem que fixações de compra por parte dos consumidores industriais é uma excelente pedida e para aqueles que podem recomprar parte dos hedges de venda, também. O quadro de oferta e demanda apesar dos percalços recentes não dá tranquilidade para aqueles que pretendem ir short (vendidos a descoberto), especialmente quando nos níveis atuais de fechamento de NY o retorno do açúcar encolhe comparativamente ao do etanol. O custo de produção de açúcar está próximo dos 20 centavos de dólar por libra-peso FOB Santos. Os números não fecham.

O cenário macroeconômico se deteriora, com a queda de consumo de combustível nos EUA, com alguns analistas prevendo que vamos bater 16 centavos de dólar por libra-peso, etc. É sempre a mesma coisa nos meses de maio e junho. É só olhar nos últimos anos e verificar quando foi que o mercado negociou suas mínimas. Mesmo arriscando-me a soar como um disco quebrado, nunca é demais repetir que os preços do etanol continuam negociando bem acima do preço do açúcar; que o governo pressionou as usinas para produzirem mais etanol; que evidentemente as usinas vão fazê-lo muito menos por obediência, mas porque economicamente faz mais sentido; que as usinas efetivamente estão produzindo mais etanol nesse começo de safra; que estamos com dois anos de atraso em termos de produção de cana necessária para atender a demanda potencial – repito, potencial – dos mercados de açúcar (consumo interno e exportação) e etanol (consumo interno e venda crescente de carros flex). Os números não fecham !!

Se quiser vender abaixo de 20 centavos de dólar por libra-peso, sinta-se à vontade. Só para lembrar, no ano passado, nessa mesma época, na semana anterior ao Sugar Dinner de Nova York, o julho bateu 13 centavos de dólar por libra-peso e muitos gurus (ou seriam os Cavaleiros do Apocalipse?) diziam que o mercado ia para 9 centavos.

No Fundo Fictício da Archer Consulting, na segunda-feira nós fizemos uma operação vendendo 1.290 lotes da put (opção de venda) de preço de exercício de 22,00 centavos de dólar por libra-peso, com vencimento para março de 2012 e, concomitantemente, vendemos 1.000 lotes da call (opção de compra) de preço de exercício 21,00 centavos de dólar por libra-peso, com vencimento para maio de 2012. Coletamos um premio de 268 pontos na put (opção de venda) e 285 na call (opção de compra). O delta inicial da operação era zero e o objetivo é replicar uma posição comprada no spread março 2012/maio 2012. Como a volatilidade subiu durante a semana, fechamos com prejuízo na operação de US$ 226,287.56 com o acumulado em 862 dias de US$ 7,450,813.24 com ganho anualizado de 147,03%.

Por fim, gostaria de agradecer os acessos provenientes de 13 diferentes países ao material sobre o sistema de gestão de risco desenvolvido em parceria com a Top Hint Solutions. A partir de hoje disponibilizamos ao setor sucroalcooleiro um vídeo ilustrativo de nossa plataforma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário